Duofilm

publicidade

Bula do remédio Duofilm. Classe terapêutica dos Ceratolíticos. Princípios Ativos Ácido Salicílico e Ácido Láctico.

Indicação

Para que serve Duofilm?

Tratamento e remoção das verrugas comuns.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Pacientes diabéticos, com problemas circulatórios, com hipersensibilidade ao ácido salicílico, como também não deve ser aplicado sobre pintas, marcas de nascença e verrugas raras de onde nascem pêlos.

Posologia

Como usar Duofilm?

Antes da aplicação do Duofilm, lavar a área afetada com água morna por 5 minutos, no mínimo, e secar cuidadosamente com toalha limpa. Lixar suavemente a superfície da verruga, com uma lixa fina de papelão ou pedra pome, de modo a retirar a camada superficial rugosa da verruga, evitando sangramento. Caso ocorra, interromper o tratamento por três dias. Aplicar quatro camadas do produto diretamente sobre a verruga, uma vez ao dia, evitando contato com a pele normal que circunda a verruga. A aplicação deve ser efetuada diariamente, de preferência à noite. Se a aplicação for feita pela manhã, recomenda-se proteger com um pequeno curativo adesivo. Normalmente, observam-se os primeiros resultados após 2 a 4 semanas da terapia, sendo que a cura total pode ser esperada após 6 a 12 semanas. Superdosagem e ingestão acidental: a ingestão acidental do produto pode produzir efeitos sistêmicos, tais como, vômito, dor abdominal, aumento na freqüência respiratória, acidose e distúrbios mentais. Pode provocar erupções cutâneas em indivíduos sensíveis. As medidas mais imediatas visam livrar o organismo rapidamente do ácido salicílico. A administração do bicarbonato de sódio é rápida e eficaz caso possa ser produzida uma urina alcalina. O paciente deve ser prontamente hospitalizado e o médico responsável notificado. Topicamente, a superdosagem pode ocorrer, devido à aplicação do produto em grandes áreas da pele afetada por alguma dermatose ou pelo uso contínuo e indiscriminado, não controlado pelo médico. Nestes casos, deve-se interromper o uso do produto.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O uso de Duofilm pode levar à irritação local, acompanhada de sensação de queimadura e de formação de crosta, que pode ser controlada pela suspensão temporária da terapia. Outras reações adversas, muito raras, incluem dermatite, devido à aplicação contínua e freqüente na pele e toxicidade sistêmica aguda por salicilato, devido à aplicação de ácido salicílico em grandes áreas da pele, principalmente aquelas afetadas por alguma dermatose.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Não foi estabelecida a segurança e eficácia deste produto em crianças, gestantes e mulheres no período de amamentação. O ácido salicílico deve ser usado com cuidado em grandes áreas da pele, pois pode resultar em toxicidade sistêmica. Sua aplicação contínua e freqüente na pele pode causar dermatite. Devido à sua ação queratolítica e irritante, Duofilm não deve entrar em contato com olhos, membranas mucosas e pele sã que circunda a verruga. Duofilm não deve ser aplicado em verrugas do rosto e dos órgãos genitais. - Interações medicamentosas: não foram constatadas até o momento, quaisquer interações medicamentosas associadas com o uso tópico de Duofilm.

Composição

Cada 100 g contém ácido salicílico USP 16,50 g,ácido láctico USP 14,52 g, colódio flexível q.s.p. 100,00 g.

Apresentação

Frasco pet contendo 15 ml.

Laboratório

Stiefel Ltda.

SAC: 0800 7043189

publicidade