Diprivan

publicidade

Bula do remédio Diprivan. Classe terapêutica dos Anestésicos Sistêmicos. Princípios Ativos Propofol.

Indicação

Para que serve Diprivan?

Agente anestésico intravenoso de curta ação, adequado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos e sedação de pacientes adultos em UTI.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Alergia ao produto. A administração de Diprivan 1% PFS por sistema Diprifusor TCI é restrita à indução e manutenção de anestesia geral em adultos e seu uso por esse sistema não é recomendado em sedação em UTI, sedação consciente ou em crianças.

Posologia

Como usar Diprivan?

Indução de anestesia geral: adultos: titular dose de aproximadamente 4 ml [40 mg] a cada 10 segundos em adultos saudáveis. Para adultos com menos de 55 anos, possivelmente 2,0 a 2,5 mg/kg; acima dessa idade, as necessidades serão menores. Para graus ASA 3 e 4 usar velocidade de administração menor (aproximadamente 2 ml [20 mg] a cada 10 segundos); crianças: administrar lentamente até estabelecimento da anestesia. A dose deve ser ajustada em relação à idade e/ou peso. A maioria dos pacientes com mais de 8 anos irá necessitar de aproximadamente 2,5 mg/kg (0,25 ml/kg). Abaixo dessa idade, a necessidade deve ser maior. Doses mais baixas são recomendadas para crianças com graus ASA 3 e 4. Manutenção: adultos: titular para manter a profundidade de anestesia requerida. Infusão de 4-12 mg/kg/h. Injeções repetidas em bolus: 25 mg a 50 mg de acordo com a necessidade; crianças: titular para manter a profundidade de anestesia requerida. Infusão contínua ou injeções repetidas em bolus. A faixa de 9 a 15 mg/kg/h produz anestesia satisfatória. Sedação em UTI: adultos: infusão contínua: 0,3 a 4,0 mg/kg/h. A velocidade de infusão deve ser ajustada de acordo com a profundidade necessária de sedação; Crianças: não é recomendado para sedação em crianças, uma vez que a segurança e eficácia não foram demonstradas. - Administração: uso intravenoso. Geralmente, agentes analgésicos suplementares são necessários. Adultos: em pacientes com idade abaixo de 55 anos a anestesia pode normalmente ser induzida com concentrações alvo de propofol na região de 4 a 8 mg/ml. Uma concentração alvo inicial de 4 mg/ml é recomendada em pacientes pré-medicados e em pacientes sem pré-medicação a concentração alvo inicial recomendada é de 6 mg/ml. O tempo de indução com estas concentrações alvo é geralmente de 60-120 segundos. Concentrações alvo mais altas permitirão uma indução mais rápida da anestesia, mas podem estar associadas com uma hemodinâminca mais pronunciada e depressão respiratória. Uma concentração alvo inicial menor deve ser usada em pacientes com mais de 55 anos e em pacientes com graus ASA 3 e 4. As concentrações alvo podem então ser aumentadas em passos de 0,5 a 1,0 mg/ml em intervalos de 1 minuto a fim de se atingir uma indução gradual de anestesia. Analgesia suplementar geralmente será necessária e a extensão para as quais as concentrações alvo para manutenção da anestesia pode ser reduzida, será influenciada pela quantidade de analgésicos administrados concomitantemente. Concentrações alvo de propofol na faixa de 3 a 6 mg/ml normalmente mantêm anestesia satisfatória. A concentração predita de propofol no despertar é geralmente na faixa de 1,0 a 2,0 mg/ml e será influenciada pela quantidade de analgesia administrada durante a manutenção. Crianças: não é recomendada administração de Diprivan 1% PFS por sistema Diprifusor TCI em crianças.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Hipotensão e apnéia transitórias. Raramente, movimentos epiletiformes, convulsões e opistótono, náusea, vômito e cefaléia, descoloração da urina após administração prolongada, trombose e flebite. Muito raramente, reações de anafilaxia, como broncospasmo, eritema e hipotensão. Casos isolados de febre pós-operatória, desinibição sexual e edema pulmonar.

Composição

Cada ml de emulsão contém: propofol 10,0 mg,edetato dissódico 0,05 mg, veículo q.s.p. 1,0 ml. Veículo: óleo de soja, fosfato de ovo purificado, glicerol, hidróxido de sódio para adequar o pH, água para injeção.

Apresentação

Embalagens com 5 ampolas de 20 ml, em cartuchos contendo 1 frasco-ampola de 50 ou 100 ml e em cartucho contendo uma seringa pronta para uso (PFS) de 50 ml.

Laboratório

AstraZeneca do Brasil Ltda.

SAC: 0800-014 55 78

publicidade