Digesan

Bula do remédio Digesan. Classe terapêutica dos Antieméticos. Princípios Ativos Bromoprida.

Indicação

Para que serve?

Digesan é indicado para o tratamento de alterações dos movimentos do estômago e intestino, refluxo, náusea e vômito, em adultos e crianças.

Além disso, Digesan também é indicado facilitar a realização de exames diagnóstico como colonoscopia e endoscopia.

Farmacocinética

Como funciona?

Digesan é um medicamento que tem na sua composição Bromoprida, um composto responsável por estimular o movimento do tubo digestivo.

Após administração oral, a sua ação faz-se sentir no organismo cerca de 1 a 2 horas após a sua administração.

Posologia

Como usar?

Digesan cápsulas

  • Adultos: a dose recomendada é de 1 cápsula, equivalente a 10 mg, administrados de 12 em 12 horas ou de 8 em 8 horas, de acordo com indicação médica.

Digesan solução injetável

  • Adultos: a dose recomendada é de 1 a 2 ampolas, equivalente a 10 a 20 mg por dia, administradas através de injeção diretamente na veia ou no músculo.
  • Crianças: a dose recomendada é de 0,5 a 1 mg por cada 1 kg de peso da criança, administrados através de injeção diretamente na veia ou no músculo.

Digesan solução oral

  • Adultos: a dose recomendada é de 10 ml, equivalente a 10 mg, administrados de 12 em 12 horas ou de 8 em 8 horas, de acordo com indicação médica.
  • Crianças: a dose recomendada varia de 0,5 ml a 1,0 ml, nças: a dose recomendada é de 1 a 2 gotas por cada 1 kg de peso da criança, administrados em 3 tomas diárias.

Digesan gotas pediátricas

  • Crianças: a dose recomendada é de 1 a 2 gotas por cada 1 kg de peso da criança, administrados em 3 tomas diárias.

Digesan Retard

  • Adultos: a dose recomendada é de 1 a 2 cápsulas por dia, de acordo com indicação médica.
publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Digesan podem incluir inquietação, sonolência, fadiga, insônia, dor de cabeça, tontura, náusea, urticária, vermelhidão e coceira na pele, cansaço, fadiga, tremores, movimentos descontrolados do corpo, produção de leite fora do período de gravidez, aumento do tamanho mamas do homem, problemas intestinais como dores de intestino, diarreia ou gases.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Digesan está contraindicado para pacientes com hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração nos intestinos ou estômago, epilepsia em tratamento com outros medicamentos, pacientes com feocromocitoma e para pacientes com alergia à Bromoprida​ ou a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Digesan, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, pretender administrar o medicamento a crianças ou idosos, tiver glaucoma, diabetes, doença de Parkinson, câncer de mama, problemas no funcionamento dos rins ou tensão alta, tiver historial de alergia ou sensibilidade ao ácido acetilsalicílico, à procaína, à procainamida ou a remédios neurolépticos ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Digesan cápsulas e Digesan solução oral contêm na sua composição o corante amarelo de tartrazina, que pode causar reações de natureza alérgica, como asma brônquica.

Durante o tratamento com Digesan deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar sonolência.

O tratamento com Digesan nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Digesan​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Digesan cápsula por cada contém:

Bromoprida ____________________________________ 10 mg

Excipientes _________________________________ 1 cápsula

(Excipientes: manitol, metilcelulose, talco, estearato de magnésio).

Digesan solução injetável por cada ampola contém:

Bromoprida ____________________________________ 10 mg

Veículo _________________________________________ 2 ml

(Veículos: ácido clorídrico, cloreto de sódio, água para injeção).

Digesan solução oral por cada 1 ml de solução contém:

Bromoprida _____________________________________ 1 mg

Veículo _________________________________________ 1 ml

(Veículos: hietelose, sacarina sódica diidratada, metilparabeno, propilparabeno, ácido cítrico anidro, aroma de damasco, corante tartrazina, água purificada).

Digesan gotas pediátricas por cada 1 ml, cerca de 24 gotas, contém:

Bromoprida _____________________________________ 4 mg

Veículo _________________________________________ 1 ml

(Veículos: metabissulfito de sódio, metilparabeno, propilparabeno, sacarina sódica diidratada, edetato dissódico, ácido clorídrico, água purificada).

Digesan Retard por cada cápsula de liberação prolongada contém:

Bromoprida ____________________________________ 20 mg

Excipientes _________________________________ 1 cápsula

(Excipientes: goma laca, talco, sacarose, amido de milho, eudragit e álcool etílico).

Interações Medicamentosas

Digesan não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como drogas anticolinérgicas e analgésicos narcóticos, bebidas alcoólicas, sedativos, hipnóticos, insulina, narcóticos, tranquilizantes, inibidores da monoaminoxidase - IMAO, digoxina, paracetamol, tetraciclina, levodopa ou juntamente com etanol.

Laboratório

Sanofi

- SAC 0800-703 00 14

O genérico de Digesan é a Bromoprida e outros medicamentos para o tratamento de alterações dos movimentos do estômago e intestino podem ser Fágico ou Digerex.

Dizeres Legais:

MS. 1.1300.1035

Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira

publicidade
< Digerex < Digesan > Digesprid >