Dicetel

publicidade

Bula do remédio Dicetel. Classe terapêutica dos Antagonistas do Cálcio e Espasmolíticos. Princípios Ativos Brometo de Pinaverio.

Indicação

Para que serve Dicetel?

Dicetel comprimido é indicado para tratamento sintomático da dor ou desconforto abdominal, dos distúrbios da frequência ou consistência das evacuações (constipação ou diarréia) e da distensão abdominal, decorrentes dos transtornos funcionais do intestino (SII).

Dicetel também é indicado para tratamento sintomático das dores decorrentes dos transtornos funcionais das vias biliares.

Dicetel é usado no preparo de enema opaco (exame de raio-x com contraste do intestino grosso).

Uso adulto - Uso oral

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.

Posologia

Como usar Dicetel?

Dicetel 50 mg – Comprimidos revestidos

  • A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido três vezes ao dia até 2 comprimidos duas vezes ao dia.
  • Se necessário, o seu médico pode aumentar a dose para até 2 comprimidos três vezes ao dia.
  • Antes de realizar enema opaco, você somente deve administrar os comprimidos durante os 3 dias anteriores ao exame. A dose usual é de 2 comprimidos duas vezes ao dia.

Dicetel100 mg – Comprimidos revestidos

  • A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido duas vezes ao dia.
  • Se necessário, o seu médico pode aumentar a dose para 1 comprimido três vezes ao dia.
  • Antes de realizar enema opaco, você somente deve administrar os comprimidos durante os 3 dias anteriores ao exame. A dose usual é de 1 comprimido duas vezes ao dia.

População pediátrica: a segurança e eficácia de Dicetel não foi suficientemente estabelecida em crianças e a experiência é limitada. Assim, o medicamento não é recomendado para uso em crianças.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Como todos os medicamentos Dicetel pode causar reações indesejáveis, embora nem todas as pessoas as desenvolvam.

Os seguintes efeitos colaterais podem ocorrer com o uso deste medicamento:

  • Reações no tubo por onde os alimentos passam (esôfago), estômago ou intestino, como dificuldade para engolir, dor no estômago, diarreia, sintoma ou sensação de estar doente, náusea, vômito, dor à deglutição, dor abdominal leve. Lesão esofágica (lesão no esôfago) pode ocorrer quando o paciente tomar o medicamento sem seguir as recomendações de uso.
  • Reações na pele, como vermelhidão, erupção cutânea, coceira, urticária e eritema.
  • Reações alérgicas (de hipersensibilidade) ao medicamento, como dificuldade para respirar; inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta. Se algum destes sintomas ocorrer, pare de tomar Dicetel e procure imediatamente um médico – você pode precisar de tratamento médico de urgência.

Se algum dos efeitos colaterais ficar sério ou se você apresentar algum efeito colateral não descrito nesta bula, favor informar seu médico.

O corante amarelo crepúsculo pode causar reações alérgicas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Não se recomenda o uso deste medicamento em crianças.

É importante que você tome Dicetel corretamente. Isto porque o medicamento pode irritar o tubo por onde os alimentos passam (esôfago):

  • Sempre administre os seus comprimidos durante a refeição.
  • A ingestão dos comprimidos deve ser feita com um copo cheio d’água. Não quebre, chupe ou mastigue os comprimidos.

É essencial que você administre Dicetel corretamente conforme descrito acima se:

  • Você tem algum problema no tubo por onde os alimentos passam (esôfago).
  • Uma pequena parte do seu estômago se projetou para dentro do tórax (hérnia de hiato).

Se alguma das situações acima se aplicar a você (ou se você não tiver certeza), converse com seu médico antes de administrar Dicetel.

Atenção: este medicamento contém Lactose.

Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase (doença metabólica rara) ou má-absorção da glicose-galactose não devem tomar este medicamento. Se você possui intolerância ou não consegue digerir alguns açúcares, converse com seu médico antes de administrar este medicamento.

Crianças: a segurança e eficácia de Dicetel não foi suficientemente estabelecida em crianças e a experiência é limitada. Assim, o medicamento não é recomendado para uso em crianças.

Gravidez e lactação: contate seu médico ou farmacêutico para obter mais informações antes de ingerir qualquer medicamento, se você estiver grávida ou amamentando.

Informe seu médico se você está grávida ou pretende engravidar. Dicetel não é recomendado durante a gravidez. Além disso, deve-se considerar a presença de bromo na formulação.

Informe seu médico se você está amamentando ou irá amamentar. Dicetel​ não deve ser utilizado durante a amamentação.

Não existem informações suficientes sobre a excreção de brometo de pinavério no leite materno humano ou animal. Dados físico-químicos, farmacodinâmicos e toxicológicos sobre o brometo de pinavério indicam sua excreção no leite materno e o risco de ingestão do medicamento pela criança não pode ser excluído.

Não são conhecidos os efeitos do medicamento sobre sua habilidade de dirigir ou operar ferramentas ou máquinas. Desta forma, atente-se à sua resposta ao medicamento antes de realizar qualquer atividade.

Interações Medicamentosas

Por favor informe o seu médico se você estiver fazendo uso ou se fez uso recentemente de qualquer outro medicamento. Isto inclui medicamentos adquiridos sem prescrição médica e fitoterápicos.

Em particular, informe seu médico se você está administrando outros medicamentos para alívio de espasmos do intestino ou do trato biliar (também conhecidos como anticolinérgicos). Dicetel pode aumentar o efeito destes medicamentos contra espasmos.

Os ensaios clínicos demonstraram a ausência de qualquer interação entre o brometo de pinavério e drogas digitálicas (medicamentos para o coração), antidiabéticos orais, insulina, anticoagulantes orais (medicamentos que impedem a formação de coágulos) e heparina.

A administração conjunta de uma droga anticolinérgica (por exemplo: medicamentos usados no tratamento de cólicas e mal de Parkinson) pode aumentar a espasmólise (eliminação da contração involuntária do músculo).

Não foi observada interferência com os testes laboratoriais para detecção de nível de drogas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Se você tomar mais Dicetel do que deveria, contate o seu médico ou procure imediatamente um pronto-atendimento.

Leve a embalagem e a bula do medicamento com você.

Tomar grande quantidade do medicamento pode levar a complicações gastrointestinais, como flatulência (excesso de gases) e diarreia.

Não se conhece um antídoto específico e recomenda-se tratamento sintomático.

Composição

Cada comprimido revestido contém :

Dicetel 50 mg Dicetel 100 mg
Brometo de Pinavério.................... 50 mg .................. 100 mg
Excipiente q.s.p. .................................1 comprimido revestido

Excipientes – dióxido de silício anidro, celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, amido pré-gelatinizado, lactose monoidratada, Eudragit E, lauril sulfato de sódio, ácido esteárico, hipromelose, dióxido de titânio e corante amarelo crepúsculo.

Apresentação:

  • Comprimidos revestidos de 50 mg - embalagens com 20 comprimidos.
  • Comprimidos revestidos de 100 mg - embalagens com 10 e 20 comprimidos.

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

Dicetel contém uma substância ativa chamada brometo de pinavério. Dicetel pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antiespasmódicos, que agem no intestino e trato biliário.

O intestino é um tubo muscular longo por onde a comida passa para ser digerida. O trato biliário é um tubo por onde a bile passa do fígado até o estômago. Quando o seu intestino sofre espasmos ou contrações muito fortes, você sente dor. Este medicamento alivia o espasmo e a dor.

A ação deste medicamento está condicionada ao seu uso correto, conforme suas indicações e prescrição do médico. O tempo médio estimado para a sua concentração máxima no sangue é de 1 hora, e a resposta clínica inicial ocorre mais frequentemente entre o 3º e o 6º dia de tratamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso você se esqueça de tomar os comprimidos de Dicetel no horário estabelecido pelo seu médico, pule a dose. Em seguida, tome a próxima dose no horário habitual.

Não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar Dicetel em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).

Aspecto físico: o comprimido revestido de Dicetel é redondo, biconvexo, possui cor laranja e contém a inscrição 50 ou 100 em uma das faces.

Laboratório

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.

Dizeres Legais

MS.: 1.0553.0345

Farmacêutico responsável: Fabio Bussinger da Silva - CRF-RJ nº 9277

publicidade