Diazepam

Bula do remédio genérico Diazepam. Classe terapêutica dos Ansiolíticos simples, Anticonvulsivantes, Hipnóticos, Relaxantes musculares e Sedativos. Princípios Ativos Diazepam.

publicidade

Indicação

Para que serve?

Diazepam comprimidos é indicado para o alivio da ansiedade, tensão e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas com a síndrome da ansiedade, e no tratamento de insônia, sintomas da abstinência de álcool, espasmo muscular, tensão, dor de cabeça, transtorno do pânico, tremores ou epilepsia mioclônica, em adultos. Diazepam também é indicado no pré-operatório e como sedativo leve.

Diazepam injetável é indicado para sedação, no alivio da tensão, da excitação, da ansiedade, do estresse agudo e para diminuir a lembrança de intervenções diagnósticas e terapêuticas, como endoscopia, procedimentos radiológicos, pequenas intervenções cirúrgicas, redução e deslocamentos de fraturas, intervenções cirúrgicas menores ou curativos em queimados, em adultos e crianças. Diazepam também é indicado como anticonvulsivante e como relaxante muscular.

Farmacocinética

Como funciona?

Diazepam é um medicamento pertencente ao grupo das Benzodiazepinas que tem propriedades sedativas, anticonvulsivantes e ansiolíticas, que pode também atuar como relaxante muscular.

O modo de ação das Benzodiazepinas não se encontra totalmente esclarecido, no entanto sabe-se que atua como depressor no Sistema Nervoso Central, provavelmente facilitando a ação do neurotransmissor ácido gamaaminobutírico - GABA. Este neurotransmissor pode ser responsável por induzir a inibição do Sistema Nervoso Central, causando a sedação, sendo o mais importante inibidor da neurotransmissão no cérebro.

Diazepam comprimidos: Diazepam comprimidos começa a fazer efeito 15 a 45 minutos após administração, e a sua concentração máxima é atingida 30 a 90 minutos após administração e dura cerca de 2 a 3 horas.

Diazepam injetável: após a administração, Diazepam começa a fazer efeito 20 a 30 minutos após administração, e o seu tempo de meia vida é de 7 a 10 horas.

Posologia

Como usar?

Diazepam comprimidos: a dose padrão recomendada de diazepam comprimidos para adultos é de 5 a 10mg por dia, podendo a dose ser aumentada até 5 a 20 mg por dia.

A dose recomendada de Diazepam depende da gravidade e do tipo de sintomas, e, por isso, deve ser sempre indicada pelo médico. A duração do tratamento deve ser sempre a mais curta possível, nunca excedendo um período máximo de 2 a 3 meses.

Diazepam injetável é usado apenas em hospitais, sendo que a dose padrão utilizada para adultos e adolescentes depende da gravidade, do tipo de sintomas e do peso corporal.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais do Diazepam incluem sonolência, cansaço extremo, relaxamento muscular e dificuldade para andar, tontura, confusão, depressão, agitação, irritação ou agressividade.

A administração intramuscular de Diazepam injetável, ocasionalmente pode provocar dor local e vermelhidão na região da aplicação.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Diazepam está contraindicado para pacientes com psicoses, insuficiência respiratória grave, glaucoma, pacientes com historial de dependência de álcool ou drogas, assim como, para pacientes com alergia aos benzodiazepínicos ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, Diazepam comprimidos está também contraindicado para crianças entre os 0 e os 12 anos de idade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Diazepam​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, mais de 60 anos, tiver Miastenia Gravis, doença no fígado, doença nos rins, hipoalbuminemia, apneia do sono, asma, lesão cerebral, insuficiência respiratória, ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Diazepam deve evitar dirigir veículos e maquinas, e deve evitar a ingestão de álcool.

Os benzodiazepínicos como o Diazepam, podem causar dependência, tolerância, sintomas de abstinência ou amnésia, sendo que apenas devem ser utilizados segundo indicação médica.

O tratamento com Diazepam​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Diazepam​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Diazepam são: sonolência, confusão mental e letargia, ataxia, hipotonia, hipotensão, depressão respiratória, coma ou morte.

Composição

Diazepam comprimidos 5 mg

Cada comprimido de Diazepam 5 mg contém:
Diazepam _____________________________________ 5 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, amido de milho, óxido de ferro amarelo e estearato de magnésio).

Diazepam comprimidos 10 mg

Cada comprimido de Diazepam 10 mg contém:
Diazepam ____________________________________ 10 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, amido de milho, indigocarmin e estearato de magnésio).

Diazepam injetável 10 mg/2ml

Cada 2 ml de Diazepam solução injetável 10 mg contém:
Diazepam ____________________________________ 10 mg
Veículo ________________________________________ 2 ml

(Veículo: propilenoglicol, benzoato de sódio, álcool benzílico, álcool etílico, ácido benzóico, água para injeção).

Interações Medicamentosas

Diazepam não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, medicamentos para doenças do sistema nervoso, incluindo tranquilizantes, sedativos, medicamentos para dormir, medicamentos contra convulsões, medicamentos para doenças do estômago, como cimetidina e omeprazol, antimicóticos ou antifúngicos como o cetoconazol.

Diazepam precisa de receita médica?

Diazepam apenas pode ser comprado com receita médica, e por isso, é recomendado consultar o médico caso sinta necessidade de utilizar este medicamento.

Diazepam emagrece?

Diazepam não deve ser usado para emagrecer, no entanto, pode ajudar na perda de peso, uma vez que é um medicamento utilizado para o controlo da ansiedade, diminuindo o apetite e a vontade de comer.

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 7720 289

Diazepam também pode ser conhecido comercialmente como Valium, porém outros remédios que também podem tratar a ansiedade além de Diazepam, podem ser Ansilive, Letansil ou Alprazolam.

Dizeres Legais:

Diazepam comprimidos: MS: 1.0100.0091 | Farm. Resp.: Guilherme N. Ferreira
Diazepam injetável: MS: 1.0583.0231 | Farm. Resp.: Dra. Maria Geisa P. de Lima e Silva

publicidade