Desloratadina

Bula do remédio genérico Desloratadina. Classe terapêutica dos Anti-histamínicos, Anti-inflamatórios e Antialérgicos. Princípios Ativos Desloratadina.

Indicação

Para que serve?

Desloratadina é um antialérgico indicado para o tratamento da coriza, espirros, ardor, tosse, lacrimejamento e coceira na garganta, olhos e nariz.

O seu médico provavelmente prescreveu este medicamento para tratar rinite alérgica ou alguma alergia na pele.

Uso Oral - Uso Adulto e Pediátrico

Posologia

Como usar?

Desloratadina Comprimido:

A dose recomendada de Desloratadina comprimidos 5 mg para adultos e crianças com idade superior a 12 anos, é de 1 comprimido para alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica e urticária.

Os Comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água.

Desloratadina Xarope 0,5 mg/ml:

Doses Pediátricas: A dose recomendada para crianças dos 6 a 11 meses de idade, é de 2 mL, 1 mg, uma vez por dia, para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica e urticária. Para crianças de 1 a 5 anos de idade, é de 2,5 mL, 1,25 mg, 1 vez por dia. Para crianças com idades entre os 6 e os 11 anos de idade, devem ser administradas doses de 5 mL, 2,5 mg, uma vez por dia.

Para adultos e adolescentes com idade superior a 12 anos, a dose recomendada de Desloratadina Xarope 0,5 mg/ml é de 10 mL, 5 mg, por dia, para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica e urticária.

Desloratadina deve ser administrado de acordo com as seguintes instruções de utilização: começar por colocar o adaptador no bocal do frasco e adaptar a seringa dosadora, virar o frasco ao contrário e aspirar a medida desejada puxando cuidadosamente o êmbolo e por fim retirar a seringa dosadora, esvaziar lentamente na boca no frasco, tapar o frasco sem retirar o adaptador e lavar a seringa com água corrente.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Desloratadina incluem: fadiga, boca seca, dor de cabeça, reações alérgicas incluindo anafilaxia e erupções cutâneas, taquicardia, palpitações, hiperatividade psicomotora, convulsões, elevações das enzimas hepáticas, hepatite e aumento da bilirrubina.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração da Desloratadina é contraindicada a pacientes com alergia à Desloratadina ou a outros componentes da fórmula e a crianças com idade inferior a 6 meses.

Desloratadina comprimidos é contraindicada a pacientes com idade inferior a 12 anos e Desloratadina xarope a crianças com idade inferior a 6 meses.

Farmacocinética

Como funciona?

Este medicamento é composto por Desloratadina, uma substância com ação sobre a Histamina, substância responsável pela a alergia. A Desloratadina impede que a Histamina consiga agir, uma vez que impede a sua liberação, bloqueia assim a sua ação no local da alergia e evita a inflamação decorrente da resposta alérgica. Deste modo, a Desloratadina combate os sintomas da rinite alérgica intermitente e persistente, da urticária e de outras alergias.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Desloratadina, deverá falar com o seu médico se: estiver grávida ou amamentando, estiver a tomar outros medicamentos ou se for diabético.

A duração do tratamento com Desloratadina, os horários e as doses devem ser rigorosamente respeitados.

O adaptador e a seringa dosadora de Desloratadina xarope 0,5 mg/ml são de uso exclusivo para administração oral deste medicamento, e o manuseio da seringa dosadora deve apenas ser feito por adultos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Desloratadina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Desloratadina comprimidos 5 mg:

Cada comprimido de Desloratadina 5 mg contém:
Desloratadina __________________________________ 5 mg

(Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, talco, corante vermelho FDC 40, dióxido de titânio, álcool polivinílico e macrogol).

Desloratadina xarope 0,5 mg/ml:

Cada 1 mL de Desloratadina xarope 0,5 mg/ml contém:
Desloratadina ________________________________ 0,5 mg
Veículo q.s.p __________________________________ 1 mL

(Veículo: sacarose, propilenoglicol, benzoato de sódio, aroma de tutti-frutti líquido, citrato de sódio, edetato dissódico, ácido cítrico, água purificada).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Desloratadina deverá tomar a dose esquecida assim que se lembre. No entanto, as doses de Desloratadina nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Desloratadina dá sono?

Apesar de ser um medicamento anti-alérgico, a Desloratadina normalmente não provoca sonolência.

Desloratadina engorda?

A Desloratadina não é um medicamento corticoide, e por isso não engorda.

Laboratório

Aché

 - SAC 0800 701 6900

Dizeres Legais:

MS: 1.1213.0456
Farm. Resp.: Alberto Jorge Garcia Guimarães

Outros medicamentos indicados para o tratamento e alivio dos sintomas da rinite alérgica são: Loratadina, Atinac, Clistin, Histadane e Zina.

publicidade
< Desfrin < Desloratadina > Desobesi-M >