Decongex Plus Gotas

publicidade

Bula do remédio Decongex Plus Gotas. Classe terapêutica dos Descongestionantes nasais. Princípios Ativos Cloridrato de Fenilefrina e Maleato de bronfeniramina.

Indicação

Para que serve Decongex Plus Gotas?

Decongex Plus é indicado para o alívio sintomático de quadros clínicos relacionados a afecções das vias aéreas superiores e das manifestações alérgicas do sistema respiratório, tais como: coriza, rinite alérgica, prurido nasal, congestão nasal, alergia.

Via oral - Uso pediátrico

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

Decongex Plus é um medicamento destinado ao controle e alívio dos sintomas relacionados com gripes, resfriados e rinossinusites de origem alérgica ou infecciosa, produzindo um rápido efeito descongestionante nasal, diminuindo as secreções excessivas.

O maleato de bronfeniramina, um antihistamínico associado às aminas simpaticomiméticas reduz efetivamente a secreção naso-faríngea e diminui o edema e congestão do aparelho respiratório.

Após a sua administração por via oral, o maleato de bronfeniramina é absorvido pelo trato gastrintestinal, apresentando um pico sérico de 2 a 5 horas.

É amplamente distribuído por todos os tecidos e apresenta um tempo de meia-vida de eliminação ao redor de 22 horas em indivíduos adultos e sadios.

Após a sua metabolização, cerca de 40% do maleato de bronfeniramina e seus metabólitos são eliminados na urina.

Posologia

Como usar Decongex Plus Gotas?

Decongex Plus Gotas:

Crianças acima de 2 anos: 2 gotas por kg de peso (como dose diária total), dividida em três vezes ao dia (1 ml = 20 gotas).

Dosagem máxima diária limitada a 60 gotas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Ainda não são conhecidas a intensidade e a frequência das reações adversas. em alguns casos, podem ocorrer sonolência e diminuição dos reflexos.

Outros sintomas como ansiedade, nervosismo, tremores, dispnéia e/ou palidez, podem ocorrer devido à fenilefrina.

Podem ocorrer também tontura, náuseas, vômitos e/ou cefaléia.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Decongex plus é contra-indicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula.

Decongex plus é contra-indicado durante a gravidez e a lactação.

Não deve ser administrado em pacientes com hipertensão arterial grave, coronariopatias severas, arritmias cardíacas, glaucoma, hipertireoidismo e/ou hipertrofia prostática.

Decongex plus é contra-indicado em crianças menores de dois anos, uma vez que até o presente momento não há dados conclusivos sobre segurança e eficácia em pacientes nesta faixa etária.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Decongex Plus Gotas na gravidez: não deve ser usado.

Interações Medicamentosas

Deve-se evitar a ingestão de álcool ou a administração de tranquilizantes durante o tratamento com Decongex Plus, uma vez que pode aumentar a sonolência e diminuir consideravelmente os reflexos.

Os agentes bloqueadores alfa e betadrenérgicos como o mesilato de fentolamina e o propranolol, respectivamente, podem diminuir o efeito da fenilefrina e, consequentemente, comprometer a eficácia do produto.

Os efeitos vasoconstritores da fenilefrina são potencializados pelos inibidores da MAO, que reduzem o metabolismo da fenilefrina ou quando utilizados concomitantemente com drogas oxitócicas.

O uso concomitante de Decongex Plus com medicamentos broncodilatadores deve ser evitado, pois pode ocorrer taquicardia e outras arritmias cardíacas com esta associação.

Medicamentos depressores do SNC, tais como: barbitúricos, drogas hipnóticas, analgésicos opióides, ansiolíticos e/ou antipsicóticos, podem aumentar a sonolência e diminuir consideravelmente os reflexos se utilizados com Decongex Plus, devido o componente anti-histamínico maleato de bronfeniramina.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem com Decongex Plus recomenda-se observação clínica em hospital com monitorização cardíaca e dos sinais vitais.

Caso a ingestão tenha ocorrido recentemente, pode-se induzir o vômito.

Se o paciente tiver dificuldade de vomitar, proceder a lavagem gástrica com solução de cloreto de sódio a 0,45% e em seguida, instituir tratamento sintomático e de apoio.

Composição

Cada ml da solução oral (gotas) contém:

maleato de bronfeniramina .................................................................................... 2 mg

cloridrato de fenilefrina .................................................................................... 2,5 mg

Excipientes: ciclamato de sódio, glicerol, propilparabeno, sorbitol, ácido cítrico, álcool etílico, citrato de sódio diidratado, corante vermelho FDC nº 40, aroma artificial de morango, metilparabeno e água purificada.

Apresentação:

  • Solução oral (gotas) em frasco de 20 ml.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Decongex Plus Gotas quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz, apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação.

Laboratório

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 701 6900

Dizeres Legais

MS - 1.0573.0231

Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R. Farias CRF-SP nº 9555

publicidade