Decongex plus

publicidade

Bula do remédio Decongex plus. Classe terapêutica dos Descongestionantes nasais. Princípios Ativos Cloridrato de Fenilefrina e Maleato de bronfeniramina.

Indicação

Para que serve Decongex plus?

Decongex Plus comprimido, xarope ou gotas é indicado para o alívio sintomático de quadros clínicos relacionados a afecções das vias aéreas superiores e das manifestações alérgicas do sistema respiratório, tais como: coriza, rinite alérgica, prurido nasal, congestão nasal, alergia.

Uso adulto e pediátrico - Uso oral

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

Decongex Plus é um medicamento composto por um descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite (alérgicas ou não), além de diminuir o excesso de secreção (coriza).

Posologia

Como usar Decongex plus?

  • Decongex Plus comprimidos revestidos de liberação programada.

Adultos: 1 comprimido pela manhã e 1 comprimido à noite.

  • Decongex Plus xarope

Adultos: 1 a 1 ½ copos-medida (10 a 15 ml), 3 a 4 vezes ao dia.

Crianças acima de 2 anos: ¼ a ½ copo-medida (2,5 a 5 ml), 4 vezes ao dia.

  • Decongex Plus gotas

Crianças acima de 2 anos: duas gotas por kg de peso (como dose diária total), dividida em três vezes ao dia (1 ml = 20 gotas).

Dosagem máxima diária limitada a 60 gotas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: sonolência, tontura, náuseas, vômitos e/ou dor de cabeça.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Decongex Plus é contraindicado em pacientes que apresentem alergia a quaisquer dos componentes de sua fórmula, aumento anormal da próstata e em crianças menores de dois anos, pois a segurança e eficácia neste caso ainda não foram estabelecidas.

Não deve ser administrado em pacientes cardíacos, com pressão alta grave, coronariopatias severas (distúrbios circulatórios graves do músculo do coração), arritmias cardíacas (mudança dos batimentos cardíacos), glaucoma (aumento da pressão dentro do olho), hipertireoidismo (aumento do funcionamento da glândula tireoide) e/ou com outros distúrbios circulatórios.

Decongex Plus xarope é contraindicado em pacientes portadores de diabetis mellitus.

Decongex plus é contraindicado em crianças menores de dois anos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Decongex Plus na gravidez e lactação: não deve ser usado durante a gravidez e a lactação.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Informar ao médico se está amamentando.

As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos, observando-se as recomendações específicas para grupos de pacientes descritos nos itens Precauções, Advertências e Contraindicações.

Este produto, na forma de xarope, contém o corante amarelo de Tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Decongex Plus xarope e comprimido revestido - Atenção diabéticos: contém açúcar.

Interações medicamentosas

  • Deve-se evitar a ingestão de álcool ou a administração de tranquilizantes durante o tratamento com Decongex Plus, uma vez que pode aumentar a sonolência e diminuir consideravelmente os reflexos.
  • Os agentes bloqueadores alfa e betadrenérgicos como o mesilato de fentolamina e o propranolol, respectivamente, podem diminuir o efeito da fenilefrina e, consequentemente, comprometer a eficácia do produto.
  • Os efeitos vasoconstritores da fenilefrina são potencializados pelos inibidores da MAO, que reduzem o metabolismo da fenilefrina ou quando utilizados concomitantemente com drogas oxitócicas.
  • O uso concomitante de Decongex Plus com medicamentos broncodilatadores deve ser evitado, pois pode ocorrer taquicardia e outras arritmias cardíacas com esta associação.
  • Medicamentos depressores do SNC, tais como: barbitúricos, drogas hipnóticas, analgésicos opioides, ansiolíticos e/ou antipsicóticos, podem aumentar a sonolência e diminuir consideravelmente os reflexos se utilizados com Decongex Plus, devido o componente anti-histamínico maleato de bronfeniramina.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem com Decongex Plus recomenda-se observação clínica em hospital com monitorização cardíaca e dos sinais vitais.

Caso a ingestão tenha ocorrido recentemente, pode-se induzir o vômito. Se o paciente tiver dificuldade de vomitar, proceder a lavagem gástrica com solução de cloreto de sódio a 0,45% e em seguida, instituir tratamento sintomático e de apoio.

Composição

​Decongex Plux Comprimidos

Cada comprimido revestido de liberação programada contém:

maleato de bronfeniramina ............................................................................... 12 mg

cloridrato de fenilefrina ........................................................................................ 15 mg

Excipientes: hipromelose, lactose monoidratada, cera de carnaúba, ácido esteárico, estearato de magnésio, dióxido de silício, talco, dióxido de titânio, corante verde laca e macrogol.

Decongex Plux Xarope

Cada 5 ml do xarope contém:

maleato de bronfeniramina ...................................................................................... 2 mg

cloridrato de fenilefrina .............................................................................................. 5 mg

Excipientes: sorbitol, glicerol, álcool etílico, metilparabeno, propilparabeno, ácido cítrico monoidratado, citrato de sódio di-hidratado, sacarose, corante amarelo FD&C nº 5, corante vermelho FDC nº 40, aroma artificial de framboesa, aroma artificial de tutti-frutti e água purificada.

Decongex Plux Gotas

Cada ml da solução oral (gotas) contém:

maleato de bronfeniramina ........................................................................................ 2 mg

cloridrato de fenilefrina........................................................................................... 2,5 mg

Excipientes: ciclamato de sódio, glicerol, propilparabeno, sorbitol, ácido cítrico monoidratado, álcool etílico, citrato de sódio di-hidratado, corante vermelho FD&C nº 40, aroma artificial de morango, metilparabeno e água purificada.

Apresentação:

  • Decongex Plux Comprimidos - Comprimidos revestidos de liberação programada. Embalagens contendo 12 e 100 comprimidos.
  • Decongex Plux Xarope - Xarope em frasco de 120 ml, acompanhado de um copo-medida de 10 ml.
  • Decongex Plux Gotas - Solução oral (gotas) em frasco de 20 ml.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Decongex Plus quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz (xarope, gotas e comprimidos revestidos) e umidade (comprimidos revestidos).

Apresenta uma validade de 36 meses na forma de comprimidos revestidos de liberação programada e de 24 meses na forma de xarope e de gotas, a contar da data de sua fabricação.

Laboratório

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 701 6900

Dizeres Legais

MS - 1.0573.0231

Farmacêutico Responsável: Wilson R. Farias CRF-SP nº 9555

publicidade