Cotazym F

Bula de Cotazym F

Bula do remédio Cotazym F. Classe terapêutica dos Enzimas Pancreáticas. Princípios Ativos Pancreatina e Pancrelipase.

publicidade

Indicação

Para quê serve Cotazym F?

COTAZYM "F" CÁPSULAS está indicado nos estados de deficiência pancreática, esteatorréia e azotorréia causados por fibrose cística, estado pós-gastrectomia, pancreatite crônica.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar Cotazym F?

A administração deve ser por via oral; as cápsulas deverão ser tomadas de preferência inteiras, com auxilio de algum líquido, durante as refeições ou lanches, ou podem ser abertas e o conteúdo das cápsulas misturado a alimentos pastosos nestes casos tomar cuidado e não triturar ou mastigar os grânulos para se manter a integridade do revestimento entérico. A dose, inicialmente, é de 1 a 2 cápsulas em cada refeição, e 1 cápsula cada vez que se tomar algum lanche entre as principais refeições, então ajusta-se a dose de acordo com a resposta clínica e a excreção de gordura nas fezes. Se a resposta permanecer insatisfatória, pode haver necessidade de reduzir a ingestão de gorduras. Experimentos clínicos indicam que a dose eficaz pode situar-se entre 3 e 8 cápsulas por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Como no caso de qualquer extrato de pâncreas (em doses muito elevadas), poderá ocorrer hiperuricosúria ou hiperuricemia devido ao conteúdo de purina do produto e distúrbios gastrintestinais.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Embora estudos experimentais em animais prenhes não tenham evidenciado efeitos danosos sobre a prole, os benefícios do uso do medicamento durante a gravidez e lactação deverão ser avaliados em relação aos possíveis riscos para o feto ou recém-nascido.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Não há dados referentes aos sintomas ou tratamento para superdosagem aguda, nas doses recomendadas.

Composição

Cada cápsula de COTAZYM "F" contém pancrelipase sob a forma de microgrânulos com a seguinte atividade enzimática: Lipase 8.000 U USP; Protease 30.000 U USP; Amilase 30.000 U USP.

Apresentação

Embalagens com 10 cápsulas.

Interações Medicamentosas

Para pacientes com níveis anormais baixos de pH duodenal pode-se prescrever terapia adjunta com um antiácido; neste caso, não é recomendável antiácidos contendo carbonato de cálcio ou hidróxido de magnésio, pois estes podem diminuir a eficácia das enzimas pancreáticas, pela interação com ácidos graxos liberados pela lipase, formando sabões relativamente insolúveis de ácidos graxos com magnésio ou cálcio.

Laboratório

Akzo Nobel Ltda.

publicidade