Colpistatin

Bula de Colpistatin

Bula do remédio Colpistatin. Classe terapêutica dos Antimicoticos Ginecologicos. Princípios Ativos Nistatina, Cloreto de Benzalcônio e Metronidazol.

publicidade

Indicação

Para quê serve Colpistatin?

Corrimentos vaginais por Tricomonas, Candida albicans ou bactérias inespecíficas, vulvites, colpites e cervicites.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade prévia a qualquer um dos princípios ativos da fórmula.

Posologia

Como usar Colpistatin?

Introduzir um aplicador cheio (4 g) por noite, profundamente na vagina, durante 10 dias consecutivos. A cada aplicação, utilizar um aplicador e após o uso, inutilizá-lo.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Pode ocorrer: urticária, rash eritematoso, flushing, congestão nasal, secura da vagina ou vulva e febre.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

No uso tópico deve ser evitado o contato com os olhos. Pode ocorrer irritação local; neste caso descontinuar o uso temporariamente e aguardar novas instruções do médico. Não deverá ser utilizado durante o primeiro trimestre de gravidez e em mulheres em fase de amamentação, uma vez que o metronidazol atravessa a barreira placentária e está presente no leite materno. Embora não existam evidências de que o metronidazol seja prejudicial durante o último estágio da gravidez, é aconselhável que antes da utilização do Colpistatin, no último trimestre, seja feita uma avaliação dos benefícios do tratamento contra os possíveis riscos para a mãe e o feto. - Advertências: deve ser evitado o uso de bebidas durante o tratamento, pois o álcool produz acúmulo de acetaldeído por interferência com a oxidação do mesmo, dando lugar a efeitos semelhantes ao dissulfiram (câimbras abdominais, náuseas, vômitos, dores de cabeça e flushing). Interações medicamentosas: não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clínicas relevantes, mas deve haver cuidado em pacientes que recebem tratamento com anticoagulantes.

Composição

Cada 4 g de creme contém: benzoilmetronidazol250 mg; nistatina 100.000 UI; cloreto de benzalcônio 5 mg.

Apresentação

Creme em bisnaga de 40 g, acompanhado de 10 aplicadores ginecológicos descartáveis.

Laboratório

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 701 6900

publicidade