Cobactin

publicidade

Bula do remédio Cobactin. Classe terapêutica dos Esteroides Anabolizantes e Estimulantes do Apetite. Princípios Ativos Ciproeptadina e Cobamamida.

Indicação

Para que serve Cobactin?

COBACTIN é indicado no tratamento da inapetência, no retardo do desenvolvimento pondero-estatural na infância e nos períodos de convalescença.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

COBACTIN é contraindicado em casos de glaucoma de ângulo fechado, na retenção urinária, na hiperplasia prostática, na obstrução piloro-duodenal e em pacientes com história de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Certos efeitos dos anti-histamínicos sugerem cautela na administração do produto em pacientes com epilepsia e distúrbios cardiovasculares severos.

COBACTIN não deve ser administrado a bebês prematuros e a recém-nascidos; não é aconselhável sua administração a menores de 2 anos de idade.

Posologia

Como usar Cobactin?

Microcomprimidos
Crianças de 2 a 6 anos: meio microcomprimido antes das refeições ou a critério médico.

Crianças acima de 6 anos e adultos: 1 microcomprimido antes das refeições ou a critério médico.

Xarope
Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 ml antes das refeições ou a critério médico.

Crianças acima de 6 anos: 5 ml antes das refeições ou a critério médico.

Para preparar o xarope, proceda da seguinte maneira (veja ilustração):
1. Recortar um canto do envelope.

2. Transferir todo o conteúdo do envelope para o frasco do xarope.

3. Agitar bem.

4. Utilizar o copo-medida para a administração, conforme posologia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

COBACTIN pode apresentar efeitos comuns a outros anti-histamínicos, como boca seca, visão embaralhada, retenção urinária e distúrbios gastrointestinais leves. Quando ocorrem, esses sintomas são de natureza leve e transitória. O efeito colateral mais freqüente é, sem dúvida, sonolência e sedação que geralmente desaparecem com a continuação do tratamento e / ou a redução da dose.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Por apresentar sabor agradável, aconselha-se manter a solução de COBACTIN, preparada extemporaneamente, fora do alcance das crianças.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A superdosagem de anti-histamínicos manifesta-se por sintomas antimuscarínicos, extrapiramidais, gastrointestinais e do sistema nervoso central. Se o vômito não ocorreu espontaneamente, o mesmo deve ser induzido. Devem ser adotadas precauções especiais para evitar aspiração do conteúdo gástrico em crianças menores. O paciente deve ser submetido a lavagem gástrica seguida da administração de carvão ativado. O tratamento deve ser sintomático, levando-se em consideração os efeitos farmacológicos do produto.

Composição

Micro-comprimidos
Cloridrato de ciproeptadina.................... 4 mg
Cobamamida.................... 1 mg
Excipientes (amido de milho, aroma de cereja pó, lactose, estearato de magnésio, celulose microcristalina, ciclamato de sódio, encompress, laca eritrosina).................... q.s.p. 1 micro-comprimido
Xarope
Cloridrato de ciproeptadina.................... 0,8 mg
Cobamamida.................... 0,2 mg
Excipientes (açúcar refinado, álcool etílico, metilparabeno, propilparabeno, aroma, água desmineralizada).... q.s.p. 1 ml

Apresentação

Microcomprimidos: caixas com 16 unidades
Xarope: frascos com 120ml, sabores morango ou cereja

Interações Medicamentosas

Os anti-histamínicos potencializam os efeitos sedantes dos depressores do sistema nervoso central, incluindo álcool, barbituratos, hipnóticos, analgésicos opiáceos, ansiolíticos e neurolépticos. Os inibidores da monoamino-oxidase, os antidepressivos tricíclicos e a atropina podem aumentar os efeitos antimuscarínicos dos anti-histamínicos.

Os anti-histamínicos podem negativar testes cutâneos potencialmente positivos e, por isso, sua administração deve ser descontinuada vários dias antes dos testes.

Laboratório

Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda.

SAC: 0800-0177011

publicidade