Citoneurin

Bula do remédio Citoneurin. Classe terapêutica dos Anti-inflamatórios e Suplementos vitaminicos. Princípios Ativos Cloridrato de tiamina (vitamina B1), Cianocobalamina(vitamina B12) e Cloridrato de Piridoxina(vitamina B6).

Indicação

Para que serve?

Citoneurin é indicado para o tratamento da dor e da inflamação dos nervos, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Citoneurin Injetável

Citoneurin Injetável pode ser encontrado em doses de 5000 e de 1000.

  • Citoneurin 5000 e Citoneurin 1000

​​Citoneurin 5000 ou Citoneurin 1000, são compostos por duas ampolas, ampola I e ampola II, e devem ser utilizados do seguinte modo: com o auxilio de uma seringa de 2 ml, aspirar o conteúdo da ampola I e seguidamente o da ampola II. A mistura obtida, deve então ser aplicada intramuscularmente por um farmacêutico, enfermeiro ou médico. Geralmente, a dose recomendada de Citoneurin 5000 ou Citoneurin 1000 é de 1 injeção, de 3 em 3 dias, devendo a duração do tratamento ser indicada pelo seu médico.

Citoneurin Comprimidos

A dose recomendada de Citoneurin Comprimidos para adultos é de 1 comprimido, 3 vezes por dia. Para casos graves, esta dose pode vir a ser aumentada, de acordo com indicação médica.

Antes de tomar Citoneurin comprimidos deve comer e depois engolir os comprimidos, sem partir ou mastigar, com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Citoneurin incluem enjoo, vômitos, diarreia, dor abdominal, transpiração excessiva, batimentos cardíacos acelerados, coceira ou urticária.

Além disso, Citoneurin injetável pode também causar dor e irritação no local da injeção, acne ou inflamações na pele.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Citoneurin está contraindicado para crianças e para pacientes com alergia à tiamina, vitamina B1, ou a outros componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Citoneurin é um medicamento que tem na sua composição as vitamínas B1, B6 e B12. Em doses elevadas, as vitaminas B1, B6 e B12 são responsáveis por exercer um efeito analgésico nos casos de neuralgias, além de favorecerem a regeneração das fibras nervosas lesadas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Citoneurin​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver anemia macrocítica, doença ocular conhecida como Atrofia Óptica Hereditária de Leber, neuralgia, neurite grave, intolerância à frutose ou galactose, má-absorção de açucares, deficiência na produção de algumas enzimas como lactase, doença celíaca ou diabetes.

O uso prolongado de medicamentos com vitamina B6, como é o caso de Citoneurin, deve ser sempre feito segundo indicação médica.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Citoneurin​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Além disso, o uso prolongado de vitamina B6 pode causar efeitos adversos sobre os nervos.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Citoneurin deve saltar a dose esquecida, e esperar pelo horário da dose seguinte. As doses de Citoneurin nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Composição

Citoneurin Injetável

  • Citoneurin 5000

Cada ampola I, cerca de 1 ml de Citoneurin 5000 contém:

Cloridrato de Tiamina (vitamina B1) ______________ 100 mg

Cloridrato de Piridoxina (vitamina B6) ____________ 100 mg

(Excipiente: água para injeção).

Cada ampola II, cerca de 1 ml, de Citoneurin 5000 contém:

Cianocobalamina (vitamina B12) ______________ 5.000 mcg

(Excipientes: água para injeção, ácido cítrico, fosfato de sódio dibásico diidratado e hidróxido de sódio).

  • Citoneurin 1000

Cada ampola I, cerca de 1 ml de Citoneurin 1000 contém:

Cloridrato de Tiamina (vitamina B1) ______________ 100 mg

Cloridrato de Piridoxina (vitamina B6) ____________ 100 mg

(Excipiente: água para injeção).

Cada ampola II, cerca de 1 ml, de Citoneurin 5000 contém:

Cianocobalamina (vitamina B12) ______________ 1.000 mcg

(Excipientes: água para injeção, ácido cítrico, fosfato de sódio dibásico diidratado e hidróxido de sódio).

Citoneurin Drágea

Cada drágea de Citoneurin contém:

Vitamina B1 (nitrato de tiamina) _________________ 100 mg Vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) _____________ 100 mg Vitamina B12 (cianocobalamina) ______________ 5.000 mcg

(Excipientes: carbonato de cálcio, celulose microcristalina, cera alba, cera de carnaúba, galactomanan, carmelose sódica, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, dióxido de titânio, estearato de magnésio, farinha de trigo, gelatina, glicerol, goma arábica, hietelose, laca vermelha, lactose, povidona, sacarose, talco).

Interações Medicamentosas

Citoneurin não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como Levodopa, Fenobarbital, fenitoína, ciclosserina, hidralazina, penicilamina, ciclosporina, cloranfenicol, mesalazina, neomicina, colchicina, ácido ascórbico, prednisona ou co diuréticos.

Citoneurin engorda?

Citoneurin não engorda, pois pode provocar vômito, enjoo e diarreia, que a longo prazo, pode levar à perda de peso.

Laboratório

Merck S.A.

SAC: 0800 7277293

Dizeres Legais:

M.S: 1.0089.0015

Farm. Resp.: Geraldo César Monteiro de Castro

publicidade
< Citavir < Citoneurin > Citostal >