Ciprofloxacino 500 mg

Bula do remédio genérico Ciprofloxacino 500 mg. Classe terapêutica dos Antibióticos. Princípios Ativos cloridrato de ciprofloxacino.

Indicação

Para que serve?

Ciprofloxacino comprimidos 500 mg é um antibiótico de largo espectro, indicado para o tratamento de infecções de ouvido e sinusite, olhos, rins e trato urinário, pele, trato respiratório, órgãos genitais, cavidade abdominal, ossos, articulações e septicemia.

Uso Adulto - Uso Oral

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Ciprofloxacino 500 mg para adultos varia de acordo com o tipo de infeção, devendo ser seguidas as indicações e quantidades da tabela seguinte:

IndicaçõesDose diária recomendada (mg/dia)nº de comprimidos de 500 mg

Infecção do trato respiratório

- De acordo com a gravidade e o agente etiológico
5001


Infecção do trato urinário

- Aguda, não-complicada

250 ou 5001/2 ou 1
- Complicada5001
- Cistite em mulheres antes da menopausa2501/2
Gonorreia- Extragenital2501/2
- Aguda, não -complicada2501/2
Diarreia500 ou 10001 ou 2
Outras infecções10002

Insuficiência renal ou hepática

- Clearance de creatinina entre 31 e 60 mL/min/1,73 m2
10002

- Clearance de creatinina igual ou menor que 30 mL/min/1,73 m2
5001
Infecções graves com risco de vida15003

Para o tratamento da exacerbação pulmonar aguda de fibrose cística em crianças, causada por Pseudomonas aeruginosa, Ciprofloxacino deve ser administrado na dose oral de 20 mg por kg, duas vezes ao dia.

Ciprofloxacino pode ser administrado de 8 em 8 horas ou de 12 em 12 horas, conforme indicação médica e os comprimidos deve ser engolidos inteiros, sem mastigar, com líquidos independentemente das refeições. A duração do tratamento com Ciprofloxacino deverá ser indicada pelo médico, uma vez que a duração do tratamento depende da gravidade da doença e do curso clínico e bacteriológico exibido pelo paciente.

Ciprofloxacino comprimidos também pode ser encontrado na dosagem de 250 mg.

O tratamento com Ciprofloxacino nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeito colaterais mais comuns de Cloridrato de Ciprofloxacino são: náusea, vômito, diarreia, erupção cutânea, dor abdominal, monilíase ou sapinho e flatulência, sensação de cansaço e fraqueza, dores nas articulações, tontura, dor de cabeça, insônia, agitação e alterações do paladar.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Cloridrato de Ciprofloxacino é contraindicada a pacientes com alergia ao Ciprofloxacino ou aos derivados quinolônicos, a mulheres grávidas ou amamentando e a crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Durante o tratamento com Cloridrato de Ciprofloxacino é contraindicada a utilização de outros medicamentos contendo ferro, sucralfato ou antiácidos e medicamentos tamponados, contendo magnésio, alumínio ou cálcio.

Farmacocinética

Como funciona?

Ciprofloxacino é um antibiótico sistêmico, pertencente ao grupo dos quinolônicos, capaz de inibir a DNA-girase bloqueando o metabolismo bacteriano, o que resulta num elevado efeito bactericida sobre um amplo espectro de micro-organismos. Ciprofloxacino é efetivo tanto na fase proliferativa, como na fase vegetativa contra diversos patógenos Gram-negativos, inclusive Pseudomonas aeruginosa, e contra patógenos Gram-positivos, tais como Staphylococcuse Streptococcus.
O Ciprofloxacino não apresenta resistência paralela aos demais antibióticos, não compreendidos no grupo dos quinolônicos, podendo ser eficaz contra bactérias resistentes a outros antibióticos, como ß-lactâmicos, aminoglicosídeos, penicilinas, cefalosporinas, tetraciclinas, macrolídeos, sulfonamidas e trimetoprima ou derivados do nitrofurano.

As concentrações séricas máximas de Ciprofloxacino são alcançadas 60 a 90 min após a administração oral.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Cloridrato de Ciprofloxacino deverá falar com o seu médico ou farmacêutico se: tiver problemas relacionados com o sistema nervoso, sistema gastrointestinal ou sistema músculo-esquelético, tiver hipersensibilidade, tiver problemas de consumo excessivo de álcool ou se encontre a tomar outros medicamentos. Durante o tratamento com Cloridrato de Ciprofloxacino não é aconselhada a condução de máquinas ou veículos e exposição solar excessiva deve ser evitada, uma vez que Cloridrato de Ciprofloxacino pode causar reações de sensibilidade à luz solar.

Ciprofloxacino se for adequadamente administrado e indicado, esperam-se melhoras 3 dias após o inicio do tratamento.

A administração de Ciprofloxacino é indicada para o tratamento da exacerbação pulmonar aguda de fibrose cística, causada por Pseudomonas aeruginosa, em pacientes pediátricos dos 5 aos 17 anos, sendo o seu uso contraindicado para outras indicações nesta faixa etária. Em idosos, deve ser administrada a dose mínima de Ciprofloxacino, estando a dose dependente da gravidade da doença e do clearance de creatinina.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Ciprofloxacino deve contactar o seu médico ou dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Ciprofloxacino deverá tomar a dose esquecida logo que lhe for possível. No entanto, as doses de Ciprofloxacino nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos, caso seja este o caso, deverá saltar a dose esquecida e passar para a dose seguinte.

Laboratório

Medley

Medley Indústria Farmacêutica Ltda.: Rua Macedo Costa, 55, Campinas - SP
CNPJ 50.929.710/0001-79 - Indústria Brasileira; - www.medley.com.br; - SAC: 0800 7298000.

Dizeres Legais:

MS: 1.0181.0512
Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa

publicidade
< Ciprocin < Ciprofloxacino 500 mg > Ciproxil >