Cinazin

publicidade

Bula do remédio Cinazin. Princípios Ativos Cinarizina.

Indicação

Para que serve Cinazin?

Profilaxia e tratamento das perturbações circulatórias centrais: Arteriosclerose cerebral, seqüelas pós-apopléticas ou pós-traumatismos cranioencefálicos. Na depressão involutiva pré-senil e sintomas decorrentes de distúrbios circulatórios centrais: falta de concentração, perda de memória, fadiga psíquica, perturbações do sono e humor instável.

Profilaxia e tratamento dos distúrbios circulatórios periféricos: deficiências circulatórias das extremidades, claudicação intermitente, arteriosclerose, tromboangenite obliterante, ulcerações varicosas e Moléstia de Raynaud.

Distúrbios de equilíbrio.

Síndrome de Méinère, vertigem, náuseas, nistagmo, vômitos e enjôo de movimentos (cinetose).

NOTA: CINAZIN® é também indicado nas reações alérgicas que afetam sobretudo os vasos sangüíneos tais como, rinite alérgica, rinite vasomotora e dermatose alérgica.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

CINAZIN® é contra-indicado durante a gravidez, no aleitamento e em pessoas com hipersensibilidade à CINARIZINA.

Posologia

Como usar Cinazin?

Distúrbios de circulação cerebral:
1 comprimidos de 25mg, 3 vezes ao dia, ou 1 comprimido de 75mg diariamente.

Distúrbios da circulação periférica:
2 ou 3 comprimidos de 25mg, 3 vezes ao dia, ou 2 a 3 comprimidos de 75mg ao dia.

Distúrbios do equilíbrio:
1 comprimido de 25mg, 3 vezes ao dia, ou 1 comprimido de 75mg diariamente.

Distúrbios do movimento:
1 comprimido de 25mg, meia ou uma hora antes de iniciar a viagem e repetir a cada 6 horas. O produto deverá ser tomado preferivelmente após as refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Podem ocorrer sonolência e distúrbios gastrintestinais, que são geralmente transitórios e podem ser freqüentemente prevenidos pelo aumento gradual da medicação para se atingir a dose adequada. Casos raros de cefaléia, boca seca, ganho de peso, transpiração ou reação alérgica podem ser observados igualmente. Casos muito raros de líquen plano ou sintomas lupuslike podem ser relatados na literatura médica, houve relato de um caso isolado de icterícia colestática.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

CINAZIN® como outros anti-histamínicos pode causar epigastralgia, e a administração da medicação após as refeições pode diminuir a irritação gástrica. Em pacientes com doenças de Parkinson, CINAZIN® deve ser usado apenas se os benefícios sobrepujarem os possíveis riscos de agravamento da doença. CINAZIN® pode causar sonolência, especialmente no início do tratamento, deve-se tomar cuidado com o uso concomitante de álcool ou depressor do SNC.

Uso durante a gravidez e a lactação: Embora não tenha mostrado qualquer efeito teratogênico em estudos animais, só se recomenda o uso de CINAZIN® durante a gravidez se os benefícios justificarem os riscos potenciais sobre o feto. Não há dados sobre a excreção da CINARIZINA no leite humano. Assim, a lactação é desaconselhável em mulheres tomando CINAZIN®.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em um caso isolado de superdosagem (2100mg) com uma criança de 4 anos de idade, as seguintes manifestações foram observadas: vômito, sonolência, coma, tremor, hipotonia. A recuperação ocorreu sem problemas. Não existe antídoto específico, mas no caso de superdosagem, a lavagem gástrica assim como a administração de carvão ativado podem ser úteis.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas: Durante o tratamento o paciente não deve dirigir ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicados. Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas: Uma vez que a sonolência pode ocorrer, especialmente no início do tratamento, cuidados devem ser tomados durante o ato de dirigir veículos ou operar máquinas perigosas.

Apresentação

Comprimidos 25mg ou 75mg: Caixa com 30 comprimidos.

Interações Medicamentosas

Os depressores do SNC, o álcool e os antidepressivos tricíclicos usados concomitantemente podem potencializar os efeitos sedativos destes e da CINARIZINA devido ao efeito anti-histamínico da CINARIZINA, pode haver interferência na leitura dos testes intradérmicos. Se a medicação for utilizada até quatro dias antes do teste cutâneo.

Composições

Cada comprimido contém:
Cinarizina .................... 25 ou 75mg
Excipientes: lactose, amido de milho, sacarose, polivinilpirrolidona, corante, talco e estearato de magnésio.

Uso Em Idosos

Em pessoas idosas casos de piora ou aparecimento de sintomas extrapiramidais, às vezes associados com sentimentos de tristesa têm sido relatados em tratamentos prolongados. Em tais casos o trato deve ser interrompido.

Laboratório

Indústria Brasileira

publicidade