Cimelide

Bula do remédio Cimelide. Classe terapêutica dos Analgésicos, Anti-inflamatórios e Antipiréticos. Princípios Ativos Nimesulida.

Indicação

Para que serve?

Cimelide é indicado para o alivio da dor, inflamação e febre, em crianças e adultos.

Posologia

Como usar?

Cimelide 100 mg comprimidos

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: a dose recomendada é de 50 a 100 mg, 1/2 de comprimido a 1 comprimido, administrado 2 vezes ao dia, até uma dose máxima de 4 comprimidos por dia.

Cimelide gotas

  • Crianças: a dose recomendada depende do peso da criança, sendo recomendada a administração de 1 gota por cada 1 kg de peso da criança. Por exemplo, para uma criança de 10 quilos a dose recomendada seria de 10 gotas de Cimelide.

As gotas a ser administradas podem ser aplicadas diretamente na boca da crianças, ou podem ser diluídas primeiro em água, caso seja necessário.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Cimelide podem incluir diarreia, náusea, vômito, coceira, vermelhidão na pele, suor excessivo, prisão de ventre, gases, inflamação no estômago, tontura, vertigem, pressão alta e inchaço.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Cimelide está contraindicado para crianças com menos de 12 anos de idade, mulheres gravidas ou amamentando, pacientes com historial de alergias, como broncoespasmo, rinite, urticária ou inchaço na pele, pacientes com sangramento ou úlcera no estômago ou intestinos, pacientes com problemas de coagulação, problemas ou doenças nos rins, fígado ou coração e para pacientes com alergia à Nimesulida, ao ácido acetilsalicílico, a outros anti-inflamatórios não-esteroides ou a outros componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Cimelide é um medicamento que tem na sua composição Nimesulida, um composto com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas, que reduz a dor, febre e inflamação.

A Nimesulida presente na fórmula de Cimelide é um composto que inibe a enzima Cicloxigenase, uma enzima que se encontra relacionada com a produção de prostaglandina, sendo assim capaz de inibir a dor e a inflamação.

Após administração oral, Cimelide começa a fazer efeito cerca de 15 minutos após a sua administração, tendo um efeito que se prolonga durante aproximadamente 6 horas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Cimelide, deverá falar com o seu médico se tiver doença hemorrágica, doença do trato gastrintestinal, problemas nos rins, coração, estômago ou intestinos, tensão alta, problemas na visão ou olhos ou se tiver asma.

Cimelide não deve ser usado por mais de 5 dias sem orientação médica, sendo que, após este período se não houver melhoria dos sintomas, deve interromper o tratamento e consultar o seu médico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Cimelide​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Cimelide podem incluir apatia, lentidão, sonolência, dor no estômago, enjoo e vômito.

Composição

Cimelide 100 mg por cada comprimido contém:

Nimesulida __________________________________ 100 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: laurilsulfato de sódio, dióxido de silício coloidal, celulose mocrocristalina, estearato de magnésio e croscarmelose sódica).

Cimelide gotas por cada 1 ml de suspensão oral contém:

Nimesulida ___________________________________ 50 mg

Veículos _______________________________________ 1 ml

(Veículos: ácido cítrico, metilparabeno, propilparabeno, citrato de sódio, laurilsulfato de sódio, sorbitol, goma xantana, sacarina sódica, climato de sódio, ciclamato de sódio, aroma, polissorbato 80 e água deionizada).

Interações Medicamentosas

Cimelide não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, alimentos ou medicamentos que causem irritação no estômago, outros anti-inflamatórios não-esteroides, anticoagulantes, analgésicos, apixabana, ardeparina, acebutalol, certoparina, citalopram,clopidogrel, clovoxamina, dalteparina, danaparoide, desirudina, duloxetina, enoxaparina, eptifabatida, escitalopram, femoxetina, flesinoxan,fluoxetina, ginko biloba , heparina, levomilnacipram, milnacipram, nadroprarina, nefazodona, parnaparina, paroxetina, pentosano polissulfato de sódio, pentoxifilina, prasugrel, proteína C, reviparina, rivaroxabana, ticlopidina, tinzaparina, venlafaxina, vilazodona, vortioxetina, zimeldina, abciximab, argatrobana, bivalirrudina, cilostazol, dipiridamol, fondaparinux, lepirudina, tirofiban, beta glucanas, gossipol, extrato de Feverfew, pralatrexato ou com tacrolimus.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Cimelide deverá aplicar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, caso se encontre demasiado próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, pois as doses de Cimelide nunca devem ser aplicadas em dobro ou em horários muito próximos.

Cimelide corta o efeito do anticoncepcional?

Não, Cimelide não corta o efeito da pilula anticoncepcional, pois o seu principio ativo, a Nimesulida, não interage com os hormônios das pilulas anticoncepcionais.

Cimelide dá sono?

Sim, Cimelide pode dar sono, pois trata-se de um anti-inflamatório não-esteroide, que em doses excessivas, pode causar sonolência, lentidão e apatia.

Laboratório

Cimed Ind. de Medicamentos Ltda.

SAC: 0800 704 46 47

O genérico de Cimelide é a Nimesulida, porém outros remédios para a dor e para a inflamação podem ser Naproxeno, Diclofenaco, Voltaren ou Mioflex.

Dizeres Legais:

Reg. MS. 1.4381.0059
Farm. Resp.: Charles Ricardo Mafra

publicidade
< Cimegripe < Cimelide > Cimetidan >