Cetoprofeno

Bula do remédio genérico Cetoprofeno. Classe terapêutica dos Analgésicos não-esteroides, Antipiréticos e Anti-inflamatórios não esteróides. Princípios Ativos Cetoprofeno.

Indicação

Para que serve?

Cetoprofeno 100 mg e Cetoprofeno Gotas é indicado para a dor, febre e inflamação no tratamento de dor e inflamação no geral e decorrentes de reumatismos ou traumatismos, em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade.

Cetoprofeno Gel é indicado para o tratamento de dores e inflamações, no tratamento da dor lombar baixa, do pescoço torcido, de contusões, de inflamações dos tendões, de distensões musculares e lesões causadas pela prática esportiva, em adultos.

Cetoprofeno Injetável é indicado para uso hospitalar no tratamento da dor antes e após cirurgias, em adultos.

Farmacocinética

Como funciona?

Cetoprofeno é uma substância com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antitérmicas, capaz de proporcionar alívio da dor, redução da inflamação e diminuição da febre.

Posologia

Como usar?

Como tomar Cetoprofeno 100 mg

A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de Cetoprofeno 100 mg, 2 vezes por dia. Caso seja necessário, a dose pode ser aumentada para 3 comprimidos de Cetoprofeno 100 mg por dia, nunca excedendo a dose máxima de 300 mg por dia.

Os comprimidos de Cetoprofeno devem ser engolidos juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar, durante ou após as refeições.

Como tomar Cetoprofeno Gotas

Crianças: a dose recomendada de Cetoprofeno Gotas para crianças com mais de 1 ano de idade é de 1 gota de Cetoprofeno Gotas, por cada kg de peso da criança, administradas de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas. Por exemplo, se o seu filho pesar 10 Kg, neste caso a dose recomendada de Cetoprofeno Gotas será de 10 gostas.

Para crianças dos 7 aos 11 anos de idade, a dose recomendada de Cetoprofeno Gotas é de 25 gotas, administradas de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.

Adultos: a dose recomendada de Cetoprofeno Gotas é de 50 gotas, administradas 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, nunca excedendo a dose máxima de 300 gotas, 300 mg, por dia.

Como usar Cetoprofeno Gel

Cetoprofeno Gel deve ser aplicado sobre o local dolorido ou inflamado, 2 a 3 vezes por dia, massageando levemente o local durante alguns minutos, e lavando sempre as mãos após cada aplicação. A dose de Cetoprofeno Gel​ a aplicar varia consoante a extensão da área afetada, no entanto, nunca devem ser excedidas as 15 g por dia de Gel​, equvalente a aproximadamente 28 centimetros de gel. O tratamento com Cetoprofeno Gel​ nunca deve ser prolongado por mais de 1 semana.

Como usar Cetoprofeno Injetável

Cetoprofeno Injetável é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado num hospital ou numa clínica, por um médico ou enfermeiro. Geralmente, a dose recomendada é de 100 mg a 300 mg por dia, durante um período máximo de tratamento de 48 horas.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Cetoprofeno​ incluem má digestão, náusea, dor abdominal, vômito, prisão de ventre, diarreia, excesso de gases no estômago ou intestinos, inflamação do estômago, dor de cabeça, sonolência, tonturas, urticária na pele, coçeira e inchaço.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Cetoprofeno 100 mg, Cetoprofeno Gotas, Cetoprofeno Gel e Cetoprofeno Injetável estão contraindicados para mulheres grávidas, para pacientes com doença no coração, fígado, rins, estômago ou intestinos, para pacientes com historial de úlcera péptica, úlcera péptica hemorrágica, sangramento ou perfuração gastrintestinal devido ao uso de anti-inflamatórios não hormonais e para pacientes com historial de reações de alergia ou intolerância ao Cetoprofeno, Ácido Acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não hormonais, como Diclofenaco, Ibuprofeno, Indometacina ou Naproxeno.

Além disso, Cetoprofeno Gel, Cetoprofeno 100 mg e Cetoprofeno Injetável estão também contraindicados para crianças. Já o Cetoprofeno Gotas está contraindicado para crianças com menos de 1 ano de idade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Cetoprofeno​, deverá falar com o seu médico se estiver a pensar engavidar ou se estiver amamentando, tiver mais de 65 anos, for fumante, tiver lúpus eritematoso sistêmico, doença infecciosa com febre, historial de pressão elevada, colesterol elevado, diabetes mellitus, insuficiência cardíaca congestiva, doença arterial periférica, doença cerebrovascular ou se estiver a tomar medicamentos que aumentem o risco de sangramento ou úlcera no estômago, como corticosteroides orais, anticoagulantes, inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou agentes antiplaquetários, como o ácido acetilsalicílico.

Durante o tratamento com Cetoprofeno Gel, não devem ser utilizados curativos oclusivos e deve sempre proteger a região tratada, para evitar que esta seja exposta ao ar livre.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Cetoprofeno, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Cetoprofeno são: sonolência, náusea, vômito e dor no estômago.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

Composição

Cetoprofeno 100 mg

Cada comprimido revestido de Cetoprofeno 100 mg contém:

Cetoprofeno _________________________________ 100 mg

Excipientes q.s.p. _______________________ 1 comprimido

(celulose microcristalina, copovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada, simeticona, dióxido de titânio, corante laca amarelo quinolina, copolímero do ácido metacrílico, talco, citrato de trietila, bicarbonato de sódio, laurilsulfato de sódio, hipromelose, macrogol, água deionizada)

Cetoprofeno Gotas

Cada 1 mL de Cetoprofeno solução oral gotas contém:

Cetoprofeno __________________________________ 20 mg

Veículo q.s.p __________________________________ 1 mL

(álcool etílico, aroma de cacau, ciclamato de sódio, caramelo, hidróxido de sódio, propilenoglicol, sacarina sódica di-hidratada, água deionizada)

Cetoprofeno Gel

Cada 1 grama de Cetoprofeno Gel contém:

Cetoprofeno __________________________________ 25 mg

Veículo q.s.p ____________________________________ 1 g

(carbômer, essência Veneza, propilenoglicol, trolamina, álcool etílico, água deionizada)

Cetoprofeno Injetável

Cada frasco-ampola contém:

Cetoprofeno _________________________________ 100 mg

Excipientes q.s.p _____________________ 1 frasco-ampola

(Excipientes: glicina, ácido cítrico e arginina).

Cetoprofeno alivia a dor de dente?

Cetoprofeno pode ser utilizado para o alivio da dor de dente, pois é indicado para tratar a dor e a inflamação.

Interações Medicamentosas

Cetoprofeno não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, Lítio, diuréticos, agentes anti-hipertensivos, trombolíticos, Metotrexato, Pentoxifilina, Probenecida, medicamentos que causem sensibilidade à luz solar, anticoagulantes como heparina e varfarina, inibidores da agregação plaquetária como Ticlopidina e Clopidogrel ou Inibidores seletivos da recaptação de serotonina, outros anti-inflamatórios não hormonais, incluindo inibidores seletivos da ciclo oxigenase 2 e e altas dosagens de salicilatos, Corticosteroides ou medicamentos que inibam a enzima conversora da angiotensina e antagonistas da angiotensina II.

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

Dizeres Legais

Cetoprofeno 100 mg - MS - 1.0181.0417
Cetoprofeno Gotas - MS - 1.0181.0398
Cetoprofeno Gel - MS – 1.0181.0394
Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa CRF-SP n° 10.640
Cetoprofeno Injetável - MS - 1.0043.0722
Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró - CRF-SP 19.258

publicidade
< Cetomed < Cetoprofeno > Cetozone >