Cetobeta

Bula do remédio Cetobeta. Classe terapêutica dos Anti-inflamatórios, Antibacterianos, Antifúngicos, Antimicóticos e Corticosteróides. Princípios Ativos Dipropionato de Betametasona, Cetoconazol e Sulfato de Neomicina.

Indicação

Para que serve?

Cetobeta é indicado para doenças e infecções de pele, no tratamento de dermatites de contato, atópica, seborreica, intertrigo, e no tratamento de disidrose e neurodermatite, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Aplicar Cetobeta pomada 1 vez por dia, sobre as áreas afetadas, nunca excedendo as 2 semanas de tratamento. Caso seja necessário, Cetobeta pomada pode ser aplicada 2 vezes por dia, de acordo com indicação médica. Nunca devem ser administrados mais de 45 gramas de Cetobeta por semana.

Cetobeta pomada deve ser administrada do seguinte modo: aplicar uma quantidade de pomada suficiente para cobrir as áreas afetadas e seguidamente esfregar a pomada na pele com os dedos para que penetre.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Cetobeta incluem ardor, coceira, irritação, ressecamento, pontinhos vermelhos na pele, crescimento excessivo de cabelo ou pêlo, inflamação em volta da boca com coceira ou dor, inchaço da pele, vermelhidão na pele ou estrias.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Cetobeta pomada está contraindicado para o tratamento de catapora, herpes simples ou zoster, tuberculose ou sífilis cutânea e para pacientes com alergia ao cetoconazol, à betametasona, ao sulfato de neomicina ou a outros componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Cetobeta é um medicamento que tem na sua composição 3 compostos, cetoconazol, betametasona e sulfato de neomicina, responsáveis pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antimicóticas.

O Cetoconazol, é um composto antifúngico e fungicida, capaz de danificar a membrana celular do fungo e de alterar a sua permeabilidade, o que leva à eliminação do fungo. A Betametasona é um corticoesteróide, com ação anti-inflamatória que regula o sistema imune, evitando deste modo uma resposta exagerada por parte de organismo, reduzindo assim a inflamação. A Neomicina é um composto bactericida, capaz de induzir a síntese de proteínas bacterianas, promovendo assim a disrupção do citoplasma bacteriano, o que leva à morte bacteriana.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Cetobeta​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amentando, tiver mais de 65 anos ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Cetobeta pomada, deve evitar a utilização de cosméticos sobre áreas afetadas e a ingestão de bebidas alcoólicas.

O tratamento com Cetobeta não deve ser interrompido e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma administração excessiva de Cetobeta​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Cetobeta pomada

Cada 1 g de Cetobeta pomada contém:

Cetoconazol _______________________________ 20,00 mg

Dipropionato de betametasona _________________ 0,64 mg

Sulfato de neomicina _________________________ 2,50 mg

Excipiente ______________________________________ 1 g

(Excipientes: metabissulfito de sódio, propilenoglicol, glicerol, metilparabeno, edetato dissódico dihidratado, álcool cetoestearílico, petrolato líquido, polissorbato 60, acetato de cetila, álcool de lanolina acetilado, fenoxietanol, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, edetato dissódico, ácido láctico e água).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Cetobeta deve retomar o tratamento assim que possível, até que ocorra o alívio dos sinais e sintomas da doença.

Interações Medicamentosas

Cetobeta não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos que prejudiquem o fígado, ciclosporinas, famotidina, isoniazida, rifampicina, fenitoína, terfenadina, indinavir, saquinavir, ritonavir, cisaprida ou anticoagulantes como dicumarol.

Cetobeta é bom para as espinhas?

Cetobeta possui ação anti-inflamatória, porém não é indicado para o tratamento de espinhas.

Cetobeta pode ser usado para tratar candidíase?

Cetobeta embora seja um Antifúngico, não apresenta indicações para o tratamento da candidíase.

Cetobeta pode ser usado no tratamento de micoses?

Sim, Cetobeta pode ser usado no tratamento de micoses, pois é um antimicótico que combate os fungos responsáveis pelo problema.

Laboratório

Bunker indústria farmaceutica LTDA

SAC: 0800 142110

Outros remédios para tratar problemas de pele, além de Cetobeta, podem ser Nistatina, Daktarin e Fluconazol.

Dizeres Legais:

M.S. nº 1.0577.0162

Farm. Resp.: Dr. Marcelo Ramos

publicidade
< Cetiva Ae < Cetobeta > Cetoconazol >