Cetirizina

Bula do remédio genérico Cetirizina. Classe terapêutica dos Anti-histamínicos e Antialérgicos. Princípios Ativos Dicloridrato de Cetirizina.

Indicação

Para que serve?

Cetirizina em comprimidos ou xarope é indicada para o tratamento dos sintomas da rinite alérgica, como nariz entupido, coriza, coceira e espirros, e no tratamento da perene, urticária e conjuntivite alérgica, em adultos e crianças.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Cetirizina está contraindicado para mulheres amamentando e para pacientes com alergia ao Dicloridrato de Cetirizina, à hidroxizina ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, Cetirizina comprimidos está também contraindicado para crianças com menos menos de 12 anos de idade e Cetirizina xarope para crianças com menos de 2 anos de idade.

Posologia

Como usar?

Cetirizina comprimidos

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: a dose recomendada é de 1 comprimido por dia.

Os comprimidos de Cetirizina devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Cetirizina xarope

  • Crianças dos 2 aos 6 anos de idade: a dose recomendada é de 2,5 ml, administrados 2 vezes por dia, de preferência uma vez de manhã e outra à noite.
  • Crianças dos 6 aos 12 anos de idade: a dose recomendada é de 5 ml, administrados 2 vezes por dia, de preferência de manhã e à noite. Além disso, também podem ser administrados 10 ml, por dia em dose única.
  • Adultos e crianças a partir dos 12 anos de idade: a dose recomendada é de 10 ml, administrados 1 vez por dia.
publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Cetirizina podem incluir sonolência, dor de cabeça, tontura, cansaço, boca seca, inflamação e dor na garganta, inflamação e irritação no nariz, náusea, enjoo, desconforto gastrintestinal, diarreia, sensações de formigamento e picada na pele, coceira, urticária, vermelhidão ou coceira na pele, fraqueza muscular, mal-estar geral ou inquietação.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Cetirizina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver doenças ou problemas nos rins ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Cetirizina deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar sonolência.

O tratamento com Cetirizina​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Cetirizina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Cetirizina comprimidos por cada comprimido contém:

Dicloridrato de Cetirizina _________________________ 10 mg

Excipientes _____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, amido, talco, estearato de magnésio, hipromelose, lactose monoidratada, dióxido de titânio, macrogol e citrato de sódio).

Cetirizina xarope por cada 1 ml de solução contém:

Dicloridrato de Cetirizina ____________________________ mg

Veículo _________________________________________ 1ml

(Veículos: sorbitol, glicerol, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, aroma de banana, acetato de sódio e água de osmose reversa).

Farmacocinética

Como funciona?

Cetirizina tem na sua composição Dicloridrato de Cetirizina, uma substancia com propriedades anti-histamínicas, capaz de bloquear a ação das histaminas. As histaminas são substâncias químicas produzidas pelo corpo em resposta à presença de um alérgeno. Estas, são produzidas em casos de alergia, provocando reações alérgicas como inchaço e entupimento das vias nasais, produção de muco, coceira de inchaço na pele ou nos olhos.

Assim, Cetirizina ao bloquear a ação das histaminas, alivia e diminui os sintomas de alergia, causados pela rinite alérgica, perene, urticária e conjuntivite alérgica.

Interações Medicamentosas

Cetirizina não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas ou remédios depressores do sistema nervoso central.

Laboratório

Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

- SAC: 0800 709 9333 

Outros medicamentos para o tratamento dos sintomas da rinite alérgica, além de Cetirizina, podem Omnaris, Asmofen, Montelair ou Desloratadina.

Dizeres Legais:

Cetirizina comprimidos: MS: 1.0181.0401 | Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa

Cetirizina xarope: MS: 1.0370. 0518 | Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

publicidade
< Cetiprin < Cetirizina > Cetiva Ae >