Cerazette

Bula de Cerazette

Bula do remédio Cerazette. Classe terapêutica dos Contraceptivos orais. Princípios Ativos Desogestrel.

publicidade

Indicação

Para quê serve Cerazette?

Cerazette evita a gravidez quando usado corretamente (sem esquecimento). O produto apresenta um índice de falha muito baixo.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Caso você esteja grávida ou suspeite que esteja, ou pretenda engravidar, não deve tomar Cerazette. Além disto, você também não deve tomar Cerazette se tiver qualquer um dos seguintes problemas: formação de coágulo em vaso sangüíneo das pernas ou dos pulmões; icterícia ou doença de fígado grave; câncer dependente de progestagênios; sangramento vaginal de origem desconhecida; alergia aos componentes do produto. Se você apresentar uma das condições acima, converse com seu médico. Ele poderá lhe aconselhar a utilizar um método não hormonal para evitar a gravidez. Se qualquer uma das condições acima aparecer pela primeira vez enquanto você estiver tomando Cerazette, consulte
seu médico imediatamente. Cerazette, como todos os contraceptivos hormonais, não protege contra infecções por HIV (AIDS) ou contra qualquer doença sexualmente transmissível. Se Cerazette for utilizado na presença de uma das condições abaixo seu médico deverá observá-la cuidadosamente. Assim, se você se encaixar em qualquer uma das condições a seguir converse com seu médico e ele lhe explicará o que fazer. Se tem ou teve câncer de mama; se alguma vez já houve a formação de coágulo em vaso sangüíneo; se você tem diabetes, epilepsia ou tuberculose; se você tem ou teve manchas marromamareladas na pele, particularmente no rosto (neste caso, evite muita exposição ao sol ou raios ultravioleta); se teve ou tem redução de massa óssea. Antes de você começar a usar e durante o tempo em que estiver tomando Cerazette, seu médico poderá discutir com você sobre o uso de contraceptivos hormonais e o desenvolvimento de câncer de mama e efeitos sobre a circulação sanguínea (risco de aparecimento de trombose). Avise imediatamente o médico se você: sentir dor forte ou inchaço nas pernas, no peito; tiver dificuldade de respirar, apresentar tosse anormal, especialmente se expelir sangue; tiver dor forte e repentina de estômago ou ficar com aspecto de que tem icterícia; tiver nódulos nas mamas; sentir dor forte e repentina no abdômen; precisar ser imobilizada, por cirurgia ou doença; tiver
sangramento vaginal anormal; suspeitar que está grávida.

Posologia

Como usar Cerazette?

Uso oral/Adulto
Espere pelo início de sua menstruação. No 1o dia de sua menstruação, tome o 1o comprimido de Cerazette. Neste caso não é necessário tomar precauções contraceptivas extras. Você também poderá iniciar entre o 2º e o 5º dia da menstruação, mas durante o primeiro ciclo recomenda-se a utilização de um método contraceptivo de barreira durante os primeiros 7 dias de tratamento.
Se você tomou uma pílula combinada no último mês Comece a tomar Cerazette no dia seguinte de ter tomado a última pílula (ou seja, sem fazer nenhum intervalo). Caso a pílula que você toma contenha comprimidos inativos, comece a tomar
Cerazette no dia seguinte de ter tomado o último comprimido ativo (caso você não tenha certeza sobre qual é este comprimido, pergunte ao seu médico). Seguindo estas instruções não será necessário utilizar nenhum método contraceptivo adicional. Se você tomou uma minipílula (contraceptivo oral à base de progestagênio isolado) no último mês. Você pode parar de tomar a minipílula em qualquer dia e começar a tomar Cerazette no dia seguinte. Neste caso, você deve utilizar concomitantemente um método contraceptivo adicional de barreira (por exemplo "camisinha") durante os 7 primeiros dias de uso de Cerazette. Se você utilizou um contraceptivo injetável, implante ou ainda um sistema intra-uterino ("DIU") que libera progestagênio durante o último mês Comece a tomar Cerazette no dia em que deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que remover o implante ou o sistema intra-uterino. Neste caso, você deve utilizar concomitantemente um método contraceptivo adicional de barreira (por exemplo "camisinha") durante os 7 primeiros dias de uso de Cerazette.
Após o parto ou aborto
Seu médico vai orientá-la sobre o assunto.
Se você esquecer de tomar 1 ou mais comprimidos
Se o tempo de atraso da tomada do comprimido for de até 12 horas da hora em que toma normalmente, a confiabilidade de Cerazette está mantida. Tome o comprimido esquecido logo que lembrar e continue tomando os demais comprimidos normalmente.
Se o tempo de atraso for maior que 12 horas, a confiabilidade de Cerazette pode ter sido reduzida. Quanto maior o tempo de esquecimento, maior o risco da eficácia contraceptiva ter sido reduzida. Tome o último comprimido esquecido logo que lembrar e continue tomando os demais comprimidos normalmente. Use um preservativo também nos próximos 7 dias.
Se esquecer 1 ou mais comprimidos na 1a semana de uso e tiver tido relações sexuais na semana anterior ao esquecimento dos comprimidos, a possibilidade de gravidez deve ser considerada. Nesse caso o médico deve ser consultado.
Se você vomitar
Se vomitar 3-4 horas após ter tomado Cerazette, o componente ativo pode não ter sido absorvido completamente. Seguir as instruções para “comprimidos esquecidos”.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, especialmente se forem graves ou persistentes. As reações a seguir foram relatadas por pacientes que estavam tomando Cerazette: espinhas, dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, sangramento vaginal irregular, alterações de humor, náuseas e aumento de peso. Reações menos comuns ou raras incluem: dificuldade em usar lentes de contato, queda de cabelo, infecção vaginal, menstruação dolorosa, aparecimento de cistos no ovário, cansaço, pele, e vômitos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Não há relatos de reações adversas graves em decorrência de superdose. Nesta situação os sintomas que podem ocorrer são: náuseas, vômitos e, em meninas e adolescentes, discreto sangramento vaginal. Não há antídotos e o tratamento deve ser sintomático.

Composição

Cada comprimido contém: desogestrel 75 mcg; excipiente (sílica coloidal, alfa-tocoferol, lactose, amido, povidona, ácido esteárico, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio) q.s.p. 1 comprimido.

Apresentação

Comprimido revestido. Cartucho com 1 ou 3 cartelas com 28 comprimidos.

Gravidez e Lactação

Não use Cerazette se você estiver grávida ou suspeite que possa estar. Informe seu médico imediatamente se ocorrer gravidez durante o uso deste produto. Cerazette não influencia a produção ou a qualidade do leite materno. Pequenas quantidades de substância ativa do produto passam para o leite, assim 0,01 a 0,05 mcg por kg de peso por dia podem ser ingeridos pelo bebê. Não há indicações de risco para a criança. Informe seu médico se estiver amamentando.

Cuidados de Administração

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre horários, as doses e a duração do tratamento. A embalagem de Cerazette contém 28 comprimidos. Com um pouco de água, tome um comprimido inteiro por dia, aproximadamente à mesma hora. A cada nova embalagem de Cerazette, inicie pelo comprimido da 1a linha (linha de cima) marcado com o dia da semana correspondente. Continue até terminar a embalagem, sempre seguindo a direção indicada pelas setas. Assim você pode verificar facilmente se tomou o comprimido do dia. Pode ocorrer algum sangramento durante o uso do produto, mas mesmo assim os comprimidos devem ser tomados normalmente. Quando terminar uma embalagem, deve ser iniciada uma nova no dia seguinte – sem interrupção e sem esperar a menstruação. Você pode parar de tomar Cerazette quando quiser. O efeito contraceptivo termina no dia em que você parar de tomar os comprimidos Cerazette.

Interrupção de tratamento

Você pode parar de tomar Cerazette a qualquer momento. Caso não deseje ficar grávida, converse com seu médico sobre outros métodos contraceptivos. Se você parar de usar Cerazette porque quer engravidar, geralmente recomenda-se que espere até a próxima menstruação natural (ou seja, a menstruação seguinte àquela que ocorre após ter parado de tomar os comprimidos) para conceber. Isto irá ajudar a calcular a data provável de nascimento do bebê.

Laboratório

Indústria Brasileira

publicidade