Cefalexina

Bula do remédio genérico Cefalexina. Classe terapêutica dos Antibióticos e Bactericidas. Princípios Ativos Cefalexina.

Indicação

Para que serve?

Cefalexina é indicada para o tratamento da sinusite bacteriana, otite média e para infecções do trato respiratório, do trato geniturinário, da pele, dos tecidos moles, ósseas e dentárias, em crianças e adultos.

Posologia

Como usar?

Adultos

A dose recomendada de Cefalexina para adultos pode variar de 1 a 4 g por dia, administradas em diferentes doses ao longo do dia. Porém, a dose recomendada é geralmente de 250 mg, administrados de 6 em 6 horas.

  • Cefalexina 500 mg: ingerir meio comprimido de Cefalexina 500 mg, de 6 em 6 horas.
  • Cefalexina 250 mg: ingerir 5 ml de Cefalexina 250 mg suspensão oral, equivalente a 1 copo-medida, administrados de 6 em 6 horas.

Dependendo do problema a tratar e de acordo com indicação médica, estas doses podem ser aumentadas.

Crianças

  • Cefalexina 250 mg: a dose recomendada de Cefalexina suspensão oral é de 0,5 a 1 ml por cada kg de peso da criança, cerca de 25 a 50 mg por cada kg de peso, administrados de 12 em 12 horas.

Dependendo do problema a tratar e da idade da criança e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Cefalexina incluem náusea, vômito, diarreia, má digestão, dor abdominal, urticária na pele, angioedema, coceira anal e genital, monilíase genital, vaginite e corrimento vaginal, tontura, fadiga, dor de cabeça, agitação, confusão, alucinações, artralgia, artrite e doenças articulares.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Cefalexina está contraindicado para pacientes com alergia a cefalosporinas, a penicilinas, a outros antibióticos betalactâmicos ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, Cefalexina 250 mg tem na sua composição o corante amarelo Tartrazina que é contraindicado para pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico.

Farmacocinética

Como funciona?

A Cefalexina é um antibiótico que pertencente ao grupo das cefalosporinas, um composto que apresenta ação bactericida, capaz de eliminar as bactérias responsáveis pelos processos inflamatórios.

Após administração oral, a Cefalexina começa a fazer efeito cerca de 60 minutos após a sua administração.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Cefalexina​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver diabétes, ingerir regularmente bebidas alcóolicas ou se tiver historial de alergia a antibióticos ou ao ácido acetilsalicílico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Cefalexina​​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Cefalexina podem ser náusea, vômito, dor epigástrica, diarreia e sangue na urina.

Composição

Cefalexina 500 mg por cada comprimido contém:

Cefalexina monoidratada ____________________ 525,91 mg

(equivalente a 500 mg de Cefalexina anidra)

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, talco, corante eritrosina e água purificada.

Cefalexina 250 mg por cada 1 ml de suspensão oral contém:

Cefalexina monoidratada ____________________ 50 mg/ml

Excipientes ___________________________________ 1 ml

(Excipientes: açúcar, butilparabeno, cloreto de sódio grau farmacêutico, estearato de alumínio vegetal, lecitina de soja, óleo de mamona hidrogenado, aroma de guaraná, corante alumínio laca amarelo tartrazina 5, corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6, óleo de coco fracionado).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Cefalexina deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que o faça no próprio dia. Caso contrário, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas as doses diárias definidas pelo seu médico.

Cefalexina pode ser tomada na gravidez?

Não, Cefalexina não deve ser tomada na gravidez, sem indicação e acompanhamento médico, pois não existem estudos adequados sobre o seu efeito em gestantes.

Cefalexina corta o efeito do anticoncepcional?

Sim, Cefalexina pode cortar o efeito do anticoncepcional, pois é um antibiótico e pode alterar a eficacia do anticoncepcional oral, sendo recomendado que utilize outros métodos contraceptivos.

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Cefalexina também pode ser conhecida comercialmente como Keflex, Keforal ou Keflaxina.

Dizeres Legais:

Cefalexina 500 mg: MS: 1.2352.0063 | Farm. Resp.: Adriana M. C. Cardoso

Cefalexina 250 mg: MS: 1.0235.0553 | Farm. Resp.: Ronoel Caza de Dio

publicidade
< Cefalexin < Cefalexina > Cefalexina 500 mg >