Carbocisteína

Bula do remédio genérico Carbocisteína. Classe terapêutica dos Expectorantes, Fluidificantes e Mucolíticos. Princípios Ativos Carbocisteina.

publicidade

Indicação

Para que serve?

Carbocisteína Xarope ou Gotas, é indicado como um agente mucolítico e fluidificante das secreções, ajudando a diminuir e deixar menos espessas as secreções respiratórias, auxiliando no tratamento das afecções agudas ou crônicas do trato respiratório para casos de muco viscoso ou excessivo.

Uso Oral - Uso Adulto e Pediátrico

Posologia

Como usar?

CarbocisteínaIdade do PacienteDose RecomendadaNúmero de Doses por dia
Carbocisteína PediátricoGotas 50 mg2 aos 5 anos2 gotas por Kg de peso = 5 mg de Carbocisteína por Kg de peso3 vezes ao dia

Xarope 20 mg

2 aos 5 anos5 mg de Carbocisteína por Kg de peso3 vezes ao dia
Xarope 20 mg5 aos 12 anos5 a 10 ml3 vezes ao dia
Carbocisteína AdultoXarope 50 mgmais de 12 anos5 a 10 ml3 vezes ao dia

O tratamento com Carbocisteína Xarope ou Gotas nunca deve ser interrompido sem conhecimento do médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Carbocisteína incluem: desconforto gástrico, dor no estômago, diarreia, náusea ou enjoo, erupções cutâneas, sangramento no estômago ou intestinos, tontura, insônia, dor de cabeça, palpitações e leve diminuição da taxa de açúcar no sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Carbocisteína é contraindicada a crianças com idade inferior a 2 anos, a pacientes com alergia à Carbocisteína ou a outros componentes da fórmula e a pacientes com úlceras no estômago ou no duodeno.
Carbocisteína Xarope Adulto 50 mg é contraindicada para crianças com idade inferior a 12 anos, sendo nestes casos recomendada a administração de Carbocisteína Xarope Pediátrico 20 mg ou Carbocisteína Gotas 50 mg.

Farmacocinética

Como funciona?

Carbocisteína Xarope 20 mg e 50 mg e Carbocisteína Gotas, tem na sua composição a carbocisteína, um aminoácido dibásico sintético derivado da cisteína, cujo mecanismo de ação ainda não é totalmente conhecido. No entanto, a carbocisteína encontra-se associada à capacidade de alterar a síntese de glicoproteínas do muco, aumentando proporcionalmente a produção de sialoglicoproteínas, o que diminui a viscosidade do muco e permite a sua eliminação através da expectoração e pela movimentação ciliar. Este medicamento começa a fazer efeito cerca de 1 a 2 horas após a sua administração.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Carbocisteína deverá falar com o seu médico ou farmacêutico se: tiver asma brônquica, insuficiência respiratória e úlcera gástrica ou duodenal, estiver grávida ou amamentando ou se estiver a tomar outros medicamentos como antitussígenos, anticolinérgicos ou atropínicos.

O tratamento com Carbocisteína não substitui o tratamento específico das doenças respiratórias, como a bronquite, a asma ou as infecções dos pulmões, pelo que antes de começar a administrar Carbocisteína deverá consultar o seu médico.

Carbocisteína Xarope 20 mg e Carbocisteína Xarope 50 mg podem ser utilizados por pacientes com diabetes ou que estejam sob dietas de restrição de açúcares, uma vez que não contém açúcar, sacarose.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Carbocisteína deve dirigir-se ao hospital mais próximo, o mais rápido possível, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Carbocisteína incluem distúrbios gastrintestinais, como dor de estômago, enjoo, vômito e diarreia.

Composição

Carbocisteína Xarope:

Cada 1 ml de Carbocisteína Xarope Pediátrico 20 mg, indicado para uso pediátrico contém:

Carbocisteína _________________________________ 20 mg
Veículo _______________________________________ 1 ml

Cada 1 ml de Carbocisteína Xarope Adulto 50 mg, indicado adultos contém:

Carbocisteína _________________________________ 50 mg
Veículo _______________________________________ 1 ml

Carbocisteína Gotas:

Cada 1 ml de Carbocisteína Gotas 50 mg, solução oral indicada para uso pediátrico contém:

Carbocisteína _________________________________ 50 mg
Veículo _______________________________________ 1 ml

(Veículo composto por: hietelose, sacarina sódica, propilparabeno, metilparabeno, hidróxido de sódio, essência de framboesa, essência de caramelo, corante vermelho eritrosina 3, ácido cítrico, álcool etílico, água purificada).

Laboratório

EMS

SAC: 0800 191914.

Dizeres Legais:

Reg. M.S.: 1 .0235.0461
Farm. Resp.: Drª Cláudia dos Reis Tassinari

A Carbocisteína também pode ser conhecida comercialmente como Mucolitic.

Mucomax, Pulmotrat, Mucoflux e Mucocistein são outros medicamentos com o mesmo principio ativo.

publicidade