Captopril

Bula do remédio genérico Captopril. Classe terapêutica dos Anti-hipertensivos. Princípios Ativos Captopril.

Indicação

Para que serve?

Captopril 12,5 mg, Captopril 25 mg ou Captopril 50 mg é indicado para o tratamento da hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio ou nefropatia diabética, em adultos.

Posologia

Como usar?

As doses recomendadas de Captopril devem apenas ser indicadas pelo médico, poisa dose recomendada depende do tipo de problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Geralmente, dose recomendada de Captopril varia de 6,25 mg a 150 mg por dia, que podem ser administradas 1 a 3 vezes por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Captopril incluem tosse seca e persistente, dor de cabeça, diarreia, perda do paladar, cansaço extremo ou náusea.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Captopril está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, crianças, pacientes com historial de alergias a outros medicamentos que ajam de maneira semelhante ao captopril e para pacientes com alergia a algum componente da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Captopril​, deverá falar com o seu médico se tiver sintomas de infecção, insuficiência cardíaca, tiver mais de 65 anos, ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Captopril, caso verifique o aparecimento de algum angioedema como inchaço da face, pálpebras, lábios, língua, laringe ou extremidades ou caso verifique dificuldade para engolir ou respirar, deve interromper o tratamento e consultar imediatamente o médico.

Captopril pode causar alterações nos resultados de alguns exames laboratoriais, sendo que, antes da realização de exames, deve informar sempre o seu médico de que se encontra em tratamento com Captopril.

O tratamento com Captopril​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Farmacocinética

Como funciona?

Captopril é um composto que diminui a pressão arterial, promovendo reduções máximas de pressão arterial cerca de 60 a 90 minutos após a ingestão oral da dose recomendada.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Captopril​, mais de 450 mg por dia, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Captopril 12,5 mg por cada comprimido contém:

Captopril ___________________________________ 12,5 mg

Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

Captopril 25 mg por cada comprimido contém:

Captopril _____________________________________ 50 mg

Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

Captopril 50 mg por cada comprimido contém:

Captopril _____________________________________ 50 mg

Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: amido, lactose monoidratada, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, ácido esteárico).

Interações Medicamentosas

Captopril não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como diuréticos poupadores de potássio, suplementos de potássio ou substitutos do sal de cozinha contendo potássio, indometacina e outros agentes anti-inflamatórios não esteroides como ácido acetilsalicílico ou juntamente com lítio.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Captopril, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, caso se encontre muito próximo do horário da dose seguinte, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Captopril nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Captopril pode ser usado por via sublingual?

Os comprimidos de Captopril apenas devem ser engolidos inteiros. Porém, em alguns hospitais, Captopril pode ser usado via sublingual, apenas segundo indicação médica e em casos de emergências hipertensivas.

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

Outros remédios, além de Captopril, indicados para tratar a pressão alta podem ser Atenolol​, Rasilez, Valsartana, Adalat, Clorana ou Nifedipina.

Dizeres Legais:

Reg. MS: 1.0181.0329

Farm. Resp.:Dra. Conceição Regina Olmos

publicidade
< Captomed < Captopril > Captopril 25 mg >