Buscopan Composto

Bula do remédio Buscopan Composto. Classe terapêutica dos Analgésicos e Antiespasmodicos. Princípios Ativos Dipirona Sódica e Butilbrometo de escopolamina.

Indicação

Para que serve?

Buscopan Composto é uma combinação de Buscopan com Dipirona Sódica, indicado para o alivio da dor, cólicas e desconforto abdominal, em adultos e crianças, que pode ser encontrado em gotas, comprimidos ou injetável

Além disso, Buscopan Composto também é indicado para o tratamento de contrações e cólicas do estômago, do intestino, das vias biliares e urinárias e do aparelho genital feminino.

Farmacocinética

Como funciona?

Buscopan Composto é um medicamento que tem na sua composição Butilbrometo de escopolamina e Dipirona Sódica, compostos com ação antiespasmódica e analgésica, responsáveis pelo alivio da dor, espasmos e cólicas.

O Butilbrometo de Escopolamina presente na fórmula de Buscopan Composto, é responsável por exercer um efeito espasmolítico na musculatura lisa do trato gastrintestinal, das vias biliares e geniturinárias. Por outro lado, a Dipirona Sódica, apresenta propriedades analgésicas, antipiréticas, espasmolíticas e antiflogísticas, e seu efeito analgésico ocorre principalmente por supressão do mecanismo de percepção da dor no Sistema Nervoso Central.

Após administração, Buscopan Composto faz efeito logo depois de tomado e o seu efeito prolonga-se durante 6 a 8 horas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Buscopan Composto está contraindicado para mulheres gravidas ou amamentando, crianças com menos de 1 ano de idade, para pacientes com porfiria, deficiência congênita de glicose-6-fosfatodesidrogenase, redução das células brancas no sangue, glaucoma, aumento dos batimentos do coração, estreitamento do aparelho digestivo, dilatação do cólon, miastenia gravis ou aumento da próstata, para pacientes com retenção urinária, historial de alterações na contagem das células do sangue, pressão baixa, problemas circulatórios ou historial de infarto do coração e para pacientes com intolerância a medicamentos antiespasmódicos, a derivados pirazolônicos, à Dipirona Sódica, ao Butilbrometo de Escopolamina ou a outros componentes da fórmula.

publicidade

Posologia

Como usar?

Buscopan Composto em gotas

  • Adultos: a dose recomendada é de 20 a 40 gotas, administradas 3 a 4 vezes por dia.
  • Crianças acima de 6 anos de idade: a dose recomendada é de 10 a 20 gotas, 3 a 4 vezes por dia.
  • Crianças de 1 a 6 anos de idade: a dose recomendada é de 5 a 10 gotas, 3 a 4 vezes por dia.

Buscopan Composto em comprimidos

  • A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos, administrados 3 a 4 vezes por dia.

Os comprimidos de Buscopan Composto devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar.

Buscopan Composto injetável

  • Buscopan Composto injetável é um medicamento para uso intravenoso ou intramuscular profundo, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Buscopan Composto​ podem incluir boca seca, visão embaçada, aumento dos batimentos do coração, tontura, retenção urinária, urticária na pele ou coloração avermelhada da urina.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Buscopan Composto​, deverá falar com o seu médico ou cirurgião-dentista se estiver grávida ou amamentando, tiver asma, alergia ou hipersensibilidade a medicamentos analgésicos, antirreumáticos, bebidas alcoólicas, alimentos, pelos, tinturas de cabelo ou conservantes ou se tiver historial de doenças nos rins.

Buscopan Composto é um remédio que pode interferir com os testes de açúcar no sangue, usados no diagnóstico da diabetes, pelo que, se for o caso, deve informar o seu médico de que tomou este medicamento.

Durante o tratamento com Buscopan Composto, caso sinta sintomas como urticária, vermelhidão, coceira ou inchaço na pele ou se tiver inchaço na face, boca, olhos ou garganta, deve interrompe o tratamento e consultar o seu médico. Além disso, durante o tratamento com Buscopan Composto, pode ocorrer o aparecimento de uma coloração avermelhada na urina.​

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Buscopan Composto​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Buscopan Composto podem incluir mal-estar geral, náusea, vômito, dores gastrintestinais, excitação, convulsões, choque, coma, parada respiratória, problemas no fígado ou rins, retenção de sódio e água, reações alérgicas e anafiláticas, leucopenia, trombocitopenia, agranulocitose ou leucemia.

Composição

Buscopan Composto em gotas por cada 1 ml, cerca de 20 gotas, contém:

Butilbrometo de Escopolamina _________________ 6,67 mg

Dipirona Sódica ____________________________ 333,4 mg

Excipientes ____________________________________ 1 ml

(Excipientes: ciclamato de sódio, sacarina sódica diidratada, fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, água).

Buscopan Composto em comprimidos por cada comprimido contém:

Butilbrometo de Escopolamina ___________________ 10 mg

Dipirona Sódica ______________________________ 250 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: dióxido de silício, povidona, lactose monoidratada, amido, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, álcool etílico, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio, simeticona, álcool isopropílico, água purificada).

Buscopan Composto injetável por cada 1 ml contém:

Butilbrometo de Escopolamina ____________________ 4 mg

Dipirona Sódica ______________________________ 500 mg

Excipientes ____________________________________ 1 ml

(Excipientes: ácido tartárico e água para injeção).

Interações Medicamentosas

Buscopan Composto não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, ciclosporina, antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos como quinidina, amantadina ou disopiramida, medicamentos antagonistas da dopamina como metoclopramida ou com agentes β- adrenérgicos. Além disso, Buscopan Composto pode interferir com os testes de açúcar no sangue, usados para diagnosticar diabetes.

Buscopan Composto serve para a dor de cabeça?

Sim, Buscopan Composto pode ser usado para tratar a dor de cabeça, pois tem na sua composição Dipirona Sódica que é indicada para o alivio de dores e febre. Porém, existem outros medicamentos mais indicados para o tratamento da dor de cabeça, como Paracetamol ou Dipirona.

Laboratório

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda.

SAC 0800-7016633

O genérico de Buscopan é o Butilbrometo de Escopolamina e outros medicamentos com o mesmo principio ativo podem ser Hioscina, Tropinal ou Buscoduo.

Dizeres Legais:

MS: 1.0367.0013

Farm. Resp.: Dímitra Apostolopoulou

publicidade
< Buscopan < Buscopan Composto > Busonid >