Buscopan

Bula do remédio Buscopan. Classe terapêutica dos Analgésicos e Antiespasmodicos. Princípios Ativos Butilbrometo de escopolamina.

Indicação

Para que serve?

Buscopan drágeas ou gotas é indicado para o alivio de dores, cólicas e desconforto abdominal, no tratamento de contrações e cólicas do estômago, do intestino, das vias biliares, urinárias e do aparelho genital feminino, em crianças e adultos.

Buscopan, também pode ser encontrado na forma de Buscopan Composto, para um alivio mais rápido da dor.

Farmacocinética

Como funciona?

Buscopan é um medicamento que tem na sua composição Butilbrometo de escopolamina, um composto com ação antiespasmódica e analgésica, responsável por aliviar rapidamente dores, cólicas e desconforto abdominal.

Apos administração, Buscopan começa a funcionar sobre o aparelho digestivo cerca de 20 a 80 minutos, após administração.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Buscopan está contraindicado para pacientes com intolerância à frutose, Miastenia gravis, dilatação aguda da parte final do intestino grosso, glaucoma de ângulo fechado, prisão de ventre, problemas para urinar, batimentos aumentados e alterados do coração ou diarreia aguda ou persistente e para pacientes com alergia ao Butilbrometo de Escopolamina, ao brometo de N -butilescopolamina ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, Buscopan drágeas esta contraindicado para crianças com menos de 6 anos de idade.

publicidade

Posologia

Como usar?

Buscopan drágeas

  • Adultos: a dose recomendada é de 1 a 2 drágeas, 3 a 5 vezes por dia.
  • Crianças com mais de 6 anos de idade: a dose recomendada, é de 1 a 2 drágeas, 3 a 5 vezes por dia.

Buscopan gotas

  • Adultos: a dose recomendada é de 20 a 40 gotas, 3 a 5 vezes por dia.
  • Crianças com mais de 6 anos de idade: a dose recomendada pode variar entre as 20 e as 40 gotas, administradas 3 a 5 vezes por dia.
  • Crianças de 1 a 6 anos de idade: a dose recomendada varia de 10 a 20 gotas, administradas 3 vezes por dia.
  • Lactentes: a dose recomendada é de 10 gotas, administradas 3 vezes por dia.

As drágeas de Buscopan devem ser engolidas inteiras juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Buscopan incluem reações na pele, aumento e alteração dos batimentos cardíacos, secura na boca, alterações na produção de suor, dificuldade ou desconforto em respirar ou retenção da urina.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Buscopan​, deverá falar com o seu médico ou cirurgião-dentista se estiver grávida ou amamentando, tiver diabetes ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Além disso, Buscopan gotas contem na sua composição os excipientes metilparabeno e propilparabeno, que podem causar reações alérgicas em pacientes mais sensíveis ou com historial de alergias.

Composição

Buscopan drágea por cada drágea contém:

Butilbrometo de Escopolamina ___________________ 10 mg

Excipientes ________________________________ 1 drágea

(Excipientes: fosfato de cálcio dibásico, amido, dióxido de silício, ácido tartárico, ácido esteárico, povidona, sacarose, talco, goma arábica, dióxido de titânio, macrogol, cera de carnaúba, cera branca, álcool etílico, água purificada).

Buscopan Gotas por cada 1 ml, cerca de 20 gotas, contém:

Butilbrometo de Escopolamina ___________________ 10 mg

Excipientes ____________________________________ 1 ml

(Excipientes: ciclamato de sódio, ácido acético, acetato anidro de sódio, metilparabeno, propilparabeno, essência de licor de abadia, água purificada).

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Buscopan​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Buscopan podem ser secura da boca, alteração na produção de suor, problemas de visão, batimentos alterados do coração ou dificuldade de urinar.

Interações Medicamentosas

Buscopan não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos para a depressão, como antidepressivos tricíclicos, medicamentos contra alergias, como quinidina, amantadina, disopiramida, tiotrópio, ipratrópio, medicamentos antagonistas da dopamina, como metoclopramida ou em conjunto com agentes beta-adrenérgicos.

Buscopan alivia dor de dente?

Não, Buscopan não deve ser usado para tratar a dor de dente, pois embora seja um analgésico, é mais indicado para dores e cólicas abdominais.

Laboratório

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda.

SAC 0800-7016633

O genérico de Buscopan é o Butilbrometo de Escopolamina e outros medicamentos com o mesmo principio ativo podem ser Hioscina, Tropinal ou Buscoduo.

Dizeres legais:

MS: 1.0367.0014

Farm. Resp.: Laura M. S. Ramos

publicidade
< Buscofem < Buscopan > Buscopan Composto >