Atrovent

Bula do remédio Atrovent. Classe terapêutica dos Aerosois e Broncodilatadores. Princípios Ativos Brometo de Ipratrópio.

Indicação

Para que serve?

Atrovent está indicado para o tratamento do broncoespasmo em casos de doença pulmonar obstrutiva crônica, como bronquite, enfisema ou asma, em adultos e crianças com mais de 6 anos.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Atrovent está contraindicado para pacientes com alergia à Atropina ou a algum dos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada e a duração do tratamento de Atrovent devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas vão depender da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Atrovent apena deve ser utilizado sob indicação médica, seguindo as seguidas instruções de utilização: começar por retirar a tampa protetora, expirar profundamente, e segurando o inalador com o indicador e polegar, coloque o inalador com a base do frasco virada para cima na boca, fechando os lábios ao redor do bucal. Seguidamente, inspire profundamente ao mesmo tempo que pressiona a base do frasco firmemente para que a dose seja liberada. Por fim, segure a respiração durante alguns segundos, remova o bocal e expire. Após a sua utilização, deve colocar novamente a tampa protetora no inalador. Além disso, é recomendado que o inalador seja limpo pelo menos 1 vez por semana, utilizando água morna corrente.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Atrovent podem incluir dor de cabeça, tontura, irritação na garganta, tosse, secura na boca, náusea ou problemas gastrointestinais.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Atrovent, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver glaucoma de ângulo fechado, obstrução do colo da bexiga ou hiperplasia da próstata, fibrose cística ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Atrovent caso sinta sintomas como dor ocular, visão embaçada, olhos avermelhados ou inchaço da córnea, deve consultar o seu médico logo que possível.

Durante o tratamento com Atrovent deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar tontura, problemas de visão ou visão embaçada.

O tratamento com Atrovent​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Atrovent, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Atrovent por cada dose de aerossol contém:

Brometo de ipratrópio _________________________ 0,020 mg
- Equivalente a 0,016 mg de ipratrópio
Excipientes ___________________________________ 1 dose

(Excipientes: ácido cítrico, água purificada, álcool etílico, HFA 134a).

Interações Medicamentosas

Atrovent não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como agentes beta-adrenérgicos como fenoterol, salbutamol, isoxsuprina, piperidolato e terbutalina ou derivados de xantina como aminofilina e bamifilina.

Atrovent é indicado para bebê?

Não, Atrovent não é indicado para bebê, sendo apenas recomendada a sua utilização em crianças a partir dos 6 anos de idade. Porém, em alguns casos, Atrovent pode ser usado em bebes, desde que, usado sob indicação e acompanhamento do pediatra.

Laboratório

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda.

SAC 0800-7016633

O genérico de Atrovent é o Brometo de ipratrópio e outros medicamentos para o tratamento do broncoespasmo podem ser Busonid, Salbutamol ou Foraseq.

Dizeres Legais:

MS: 1.0367.0004
Farmacêutica responsável: Dímitra Apostolopoulou

publicidade