Asmofen

Bula do remédio Asmofen. Classe terapêutica dos Antiasmáticos e Broncodilatadores. Princípios Ativos fumarato de cetotifeno.

Indicação

Para que serve?

Asmofen gotas ou xarope é indicado para prevenção da asma brônquica, bronquite alérgica, sintomas asmáticos associados à febre do feno e no tratamento e prevenção de desordens alérgicas como urticária, dermatite, rinite alérgica e conjuntivite, em adultos e crianças.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Asmofen está contraindicado para pacientes com alergia ao Fumarato de Cetotifeno ou a outros componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Adultos

  • A dose recomendada é de 5 ml de Asmofen xarope ou 1 ml de Asmofen gotas, 2 vezes por dia. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica, a dose pode ser aumentada para 20 ml de Asmofen xarope ou 4 ml de Asmofen gotas.

Crianças

  • Crianças entre os 6 meses e os 3 anos: a dose recomendada é de 1 gota de Asmofen gotas ou 0,25 ml de Asmofen xarope por cada 1 kg de peso da criança, 2 vezes por dia, de preferência de manhã e à noite. Por exemplo, assumindo que uma criança pesa 10 kg, a dose recomendada neste caso seria de 10 gotas de Asmofen gotas ou 2,5 ml de Asmofen xarope, administradas de manhã e à noite.
  • Crianças com mais de 3 anos: a dose recomendada é de 28 gotas de Asmofen gotas ou 5 ml de Asmofen xarope, 2 vezes por dia, de preferência, de manhã e à noite.
publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Asmofen incluem sonolência, tontura leve, boca seca, agitação, irritabilidade, nervosismo, aumento de peso ou inflamação da bexiga.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Asmofen, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, pretender administrar o medicamento em crianças, tiver diabetes, epilepsia ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Asmofen, deve tomar especial cuidado antes de dirigir veículos ou maquinas pois este medicamento pode a capacidade de atenção.

O tratamento com Asmofen​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados. Além disso, o tratamento com Asmofen deve ser regular e contínuo, para que possa prevenir futuros ataques de asma, diminuindo a sua frequência, gravidade e duração.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Asmofen​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Asmofen podem ser sonolência, sedação, confusão, desorientação, alteração dos batimentos cardíacos e pressão baixa.

Composição

Asmofen xarope por cada 5 ml de xarope contém:

Fumarato Ácido de Cetotifeno ____________________ 1,38 mg

(equivalente a 1mg de cetotifeno)

Veículo _________________________________________ 5 ml

(Excipientes: água de osmose reversa, álcool etílico, aroma de framboesa, edetato dissódico, hidróxido de sódio, metilparabeno, propilparabeno, sacarose e sorbitol).

Asmofen gotas por cada 1 ml, cerca de 28 gotas, contém:

Fumarato Ácido de Cetotifeno ___________________ 1,38 mg

(equivalente a 1mg de cetotifeno)

Veículo _________________________________________ 5 ml

(Excipientes: água de osmose reversa, álcool etílico, aroma de framboesa, edetato dissódico, hidróxido de sódio, metilparabeno, propilparabeno, sacarose e sorbitol).

Farmacocinética

Como funciona?

Asmofen é um medicamento que tem na sua composição fumarato de cetotifeno, um composto antiasmático capaz de inibir os efeitos de algumas substâncias inflamatórias ou alergênicas como histamina e leucotrienos.

Interações Medicamentosas

Asmofen não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos para asma, medicamentos que induzam o sono ou que provoquem sonolência, analgésicos potentes, álcool ou anti-histamínicos.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Asmofen deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 4 horas para a dose seguinte. Se faltarem menos do que 4 horas até à próxima dose, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

O genérico de Asmofen é o Fumarato de Cetotifeno, porém outros remédios antiasmáticos e broncodilatadores, além de Asmofen, podem ser Montelair, Aminofilina, Berotec, Aminofilina, Bricanyl, Atrovent ou Filinasma.

Dizeres Legais:

MS: 1.0370.0207

Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

publicidade
< Asmen < Asmofen > Asmoquinol >