Ártico

Bula do remédio Ártico. Classe terapêutica dos Antiartrósicos. Princípios Ativos Sulfato de Glicosamina e Sulfato sódico de condroitina.

Indicação

Para que serve?

Ártico é indicado no tratamento de artrose primária e secundária.

Uso adulto - Uso oral

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Ártico é de 1 sachê por dia, ficando a duração do tratamento a critério do seu médico.

Ártico deve ser administrado pela boca e o conteúdo do sachê deve ser dissolvido com o auxílio de uma colher, em um copo com água e ingerido em seguida.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos mais comuns de Ártico são reações de origem gastrintestinal de intensidade leve à moderada, como desconforto gástrico e diarreia; náusea, coceira no corpo e dor de cabeça.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

O uso de Ártico é contraindicado a pessoas alérgicas em caso de hipersensibilidade conhecida ao sulfato de glicosamina, sulfato sódico de condroitina e/ou demais componentes da formula do medicamento, a menores de 18 anos, grávidas, lactantes, pacientes com fenilcetonúria e pacientes com insuficiência renal severa.

Farmacocinética

Como funciona?

A glicosamina é uma molécula naturalmente presente no organismo humano, como glicosamina 6-fosfato, e é o fator mais importante para a biossíntese de compostos como glicolipídeos, glicoproteínas, glicosaminoglicanos (denominados mucopolissacarídeos), hialuronatos e proteoglicanos. Estas substâncias têm um papel na formação das superfícies articulares, tendões, ligamentos, tecido sinovial, pele, ossos, unhas, válvulas cardíacas e secreção da mucosa do aparelho digestivo, aparelho respiratório e trato urinário.
A glicosamina é uma substância de fácil absorção e com boa difusão. A farmacocinética do sulfato de glicosamina foi amplamente estudada em ratas e em cães, onde se verificou que após administração por via oral os picos no plasma de glicosamina livre são alcançados após 60 minutos e depois diminuindo lentamente.

A incorporação da glicosamina nas cartilagens articulares é observada rapidamente após a administração, persistindo em quantidades notáveis em longo prazo, comportamento que provavelmente representa a base farmacocinética para a atividade farmacológica e terapêutica de Glicosamina.

A Condroitina é a mais importante glicosaminoglicana presente nas juntas humanas e tecidos conectivos e tem um papel importante na formação da cartilagem por meio da estimulação do metabolismo condrocítico e síntese de colágeno e proteoglicana. Enzimas destrutivas, tais como elastase de leucócitos humanos e hialuronidase são inibidas pela Condroitina. O sulfato de Condroitina é um dos principais componentes da cartilagem, caracterizado por sua capacidade para fiar água, função que permite assegurar as propriedades funcionais e mecanismos elásticos da cartilagem.

A administração de Condroitina produz um restabelecimento do equilíbrio das cartilagens articulares com a melhora ou
desaparecimento das dores articulares, ajudando nos processos artrósicos degenerativos onde ocorre uma degeneração progressiva da cartilagem e uma deterioração do funcionamento articular.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Ártico não deve ser utilizado por pacientes com distúrbios da coagulação sem orientação médica ou do cirurgião-dentista, uma vez que estes devem ter precaução quanto ao uso desta preparação, devido ao risco anticoagulante da condroitina.

É aconselhado que Ártico só seja administrado sob orientação médica, devendo ser respeitados os horários, as doses e a duração do tratamento, não sendo aconselhada a interrupção do tratamento.

Ártico na gravidez e lactação: não há informações sobre o uso de Ártico na gravidez e lactação humana, portanto, o seu uso não é aconselhado, devendo informar o seu médico na ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

A administração oral de sulfato de glicosamina pode favorecer a absorção gastrintestinal de tetraciclinas e reduzir a de penicilina e cloranfenicol. Não existe limitação para administração simultânea de Ártico com analgésicos ou anti-inflamatórios esteroides e não esteroides. A condroitina pode potencializar o risco de sangramento, devido a sua interação com anticoagulantes, tais como varfarina e ácido acetilsalicílico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de suspeita de superdosagem de Ártico, deve procurar rapidamente socorro médico levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de superdosagem, recomendam-se as medidas de suporte clínico e tratamento sintomático, uma vez que não é conhecido antídoto específico para este medicamento.

Composição

Cada sachê de Ártico contém:

Sulfato de Glicosamina (sob a forma de sulfato de glicosamina cloreto sódico) ...............1,5 g
Sulfato Sódico de Condroitina ..........1,2 g
Excipientes ................. 5 g

(Excipientes: povidona, corante amarelo crepúsculo, ácido
cítrico, sucralose, aroma de laranja, bicarbonato de sódio
e sorbitol)

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Ártico solução oral deve ser armazenado em temperatura ambiente entre os 15 e 30ºC, protegendo da luz e da umidade. Apresenta-se como um pó granulado levemente amarelado e após preparo a solução efervescente apresenta cor e sabor de laranja, devendo ser imediatamente utilizada.

O prazo de validade deste medicamento é de 24 meses.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Se uma dose de Ártico for esquecida por mais de 4 horas, esta deve ser substituída pela dose do próximo horário.

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres Legais:

M.S.: 1.0043.1036

Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró – CRF-SP 19.258

publicidade
< Artemexil < Ártico > Artren >