Arovit

Bula do remédio Arovit. Classe terapêutica dos Suplementos vitaminicos. Princípios Ativos Acetato de retinol (vitamina A) e Palmitato de Retinol - Vitamina A.

Indicação

Para que serve?

Arovit é indicado para casos de carência de Vitamina A, no tratamento e prevenção da cegueira noturna, ressecamento dos olhos, amolecimento da córnea, manchas de Bitot, ressecamento da pele e crescimento retardado, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Arovit Gotas

  • Crianças com menos de 1 ano ou com menos de 8 kg: a dose recomendada para o tratamento de sintomas de carência de Vitamina A é de 1 a 2 gotas, cerca de 5.000 a 10.000 UI, por dia. Para o tratamento da cegueira noturna, a dose recomendada é de 20 gotas, 100.000 UI, no 1º dia de tratamento, repetindo a dose após 24 horas e após 4 semanas.
  • Crianças com mais de 1 ano: a dose recomendada para o tratamento de sintomas de carência de Vitamina A é de 1 a 3 gotas, 5.000 a 15.000 UI, por dia. Para o tratamento da cegueira noturna, a dose recomendada é de 40 gotas, 200.000 UI, no 1º dia de tratamento, repetindo a dose após 24 horas e após 4 semanas.
  • Crianças maiores: a dose recomendada para o tratamento de sintomas de carência de Vitamina A é de 10 a 20 gotas, 50.000 a 100.000 UI, por dia. Para o tratamento da cegueira noturna, a dose recomendada é de 40 gotas, 200.000 UI, no 1º dia de tratamento, repetindo a dose após 24 horas e após 4 semanas.
  • Adultos: a dose recomendada para o tratamento de sintomas de carência de Vitamina A é de 6 a 10 gotas, 30.000 a 50.000 UI, por dia. Para o tratamento da cegueira noturna, a dose recomendada é de 40 gotas, 200.000 UI, no 1º dia de tratamento, repetindo a dose após 24 horas e após 4 semanas.
  • Mulheres em idade de reprodução: apenas deve ser utilizado segundo orientação médica, porém, geralmente a dose recomendada para o tratamento da cegueira noturna, é de 2 gotas, 10.000 UI, por dia, durante 2 semanas ou de acordo com indicação médica.

Arovit drágeas

  • ​Adultos: a dose recomendada para o tratamento de sintomas de carência de Vitamina A é de 1 drágea, 50.000 UI, por dia. Para o tratamento da cegueira noturna, a dose recomendada é de 4 drágeas, 200.000 UI, no 1º dia de tratamento, repetindo a dose após 24 horas e após 4 semanas.

Arovit ampolas

  • Adultos: a dose a utilizar deve ser indicada pelo médico, porém, geralmente a dose recomendada para casos de distúrbios acentuados de absorção intestinal é de 1 a 2 ampolas, 300.000 UI a 600.000 UI, por semana. As ampolas devem ser administradas por um médico ou enfermeiro por via intramuscular profunda.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Arovit podem incluir dor de cabeça, cansaço, tontura, vômito, aumento da pressão dentro do crânio, falta de disposição, excitação, alterações do sono, falta de apetite, náusea, sangramento nasal, alterações nos olhos, pele, lábios e boca, queda de cabelo, distúrbios menstruais ou dores nos ossos e juntas.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Arovit está contraindicado para casos de hipervitaminose A - excesso de Vitamina A e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula. Além disso, Arovit drágeas e Arovit ampolas estão contraindicados para crianças, sendo nestes casos apenas recomendada a utilização de Arovit gotas.

Farmacocinética

Como funciona?

Arovit é um medicamento que tem sua composição Palmitato de Retinol ou Acetato de Retinol, Vitamina A, uma importante Vitamina lipossolúvel essencial para a visão, que atua em diversos processos enzimáticos e que possui atividades antioxidantes.

Além disso, a Vitamina A é também desempenha um papel muito importante no amadurecimento das células e no adequado funcionamento da pele, mucosa e vasos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Arovit​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver diabetes, estiver a tomar outros medicamentos,

Arovit é um medicamento que não deve ser administrado em doses muito elevadas, mais de 300.000 UI por dia ou durante longos períodos de tempo.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Arovit​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Arovit podem ser danos no fígado, dor de cabeça, náusea, tontura, vômito e vermelhidão na pele.

Composição

Arovit gotas por cada 1 ml, cerca de 30 gotas, contém:

Palmitato de Retinol - Vitamina A _____________ 150.000 UI

(equivalente a 82 mg de Palmitato de Retinol)

Excipientes ____________________________________ 1 ml

(Excipientes: ácido acético glacial, benzoato de sódio, cremophor, essência de laranja, glicerol, isofitol e sacarina sódica).

Arovit drágeas por cada drágea contém:

Acetato de Retinol - Vitamina A _______________ 50.000 UI

(equivalente a 17 mg de Acetato de Retinol)

Excipientes ________________________________ 1 drágea

(Excipientes: sacarose, amido de milho, amidoglicolato de sódio, betacaroteno 10%, cantaxantina 10%, celulose microcristalina, estearato de magnésio, goma arábica, óxido de magnésio, parafina sólida, povidona, talco e vaselina líquida).

Arovit ampolas por cada 1 ml, equivalente a 1 ampola, contém:

Palmitato de Retinol - Vitamina A _____________ 300.000 UI

(equivalente a 165 mg de Palmitato de Retinol)

Excipientes ____________________________________ 1 ml

(Excipientes: dl-α-tocoferol e óleo de amendoim).

Interações Medicamentosas

Arovit não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como etretinato ou retinóides, como acitretina ou isotretinoína.

Arovit engorda?

Não, Arovit não engorda, pois é apenas Vitamina A que não possui calorias nem provoca alterações de apetite.

Laboratório

Bayer S.A.

- SAC 0800 7021241

O genérico de Arovit é o Acetato de Retinol e outros medicamentos contendo Vitamina A podem ser Adeforte ou Centrum.

Dizeres Legais:

MS - 1.7056.0005

Farm. Resp.: Braulio Lordêllo

publicidade
< Arotin < Arovit > Arpadol >