Anatensol

Bula de Anatensol

Bula do remédio Anatensol.

publicidade

Indicação

Para quê serve Anatensol?

Tratamento em curto prazo (menos de 3 meses) dos seguintes distúrbios: ansiedade de moderada a severa, agitação associada com causas somáticas ou estados de ansiedade/depressão. O Anatensol não mostrou ser eficaz no tratamento de complicações de comportamento em pacientes com retardamento mental.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

A flufenazina é contra-indicada em pacientes com história de hipersensibilidade aos ingredientes ativos e inativos. Pacientes com história de sensibilidade a outras fenotiazinas devem ser observados com cautela, visto que pode ocorrer sensibilidade cruzada. Como com as demais fenotiazinas, a flufenazina é contra-indicada em pacientes com suspeita ou diagnóstico estabelecido de lesão cerebral subcortical, em pacientes recebendo doses elevadas de depressores do sistema nervoso central (álcool, barbitúricos, narcóticos, hipnóticos, etc.) e em estado comatoso ou de depressão severa. A flufenazina não deve ser usada em pacientes com discrasia sangüínea ou lesão hepática.

Posologia

Como usar Anatensol?

A dose ideal da droga e a freqüência de administração devem ser determinadas para cada paciente, uma vez que as dosagens necessárias verificadas variam de acordo com as circunstâncias clínicas bem como com a resposta individual para a droga. Adultos: 1 a 2 mg diários por períodos de até 3 meses.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Sistema nervoso central: os efeitos colaterais mais freqüentemente relatados com os compostos fenotiazínicos são os sintomas extrapiramidais, incluindo pseudoparkinsonismo, distonia, discinesia, acatisia, crises oculogíricas, opistótono e hiper-reflexia.
A maioria destes sintomas extrapiramidais são normalmente reversíveis; no entanto podem ser persistentes. Reações extrapiramidais podem ser alarmantes e o paciente deve ser prevenido e tranqüilizado. Estas reações podem ser controladas habitualmente pela administração de drogas anticolinérgicas ou antiparkinsonianas e pela subsequente redução da dosagem.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Devido à possibilidade de sensibilidade cruzada, a flufenazina deve ser usada com cautela em pacientes que tenham desenvolvido icterícia colestática, dermatoses ou outras reações alérgicas com os derivados fenotiazínicos.
Pacientes psicóticos que recebem altas doses de fenotiazínicos, quando submetidos a intervenções cirúrgicas devem ser cuidadosamente observados quanto a possíveis fenômenos hipotensivos.

Composição

Cada drágea contém 1 mg de cloridrato deflufenazina.

Apresentação

Embalagens com 20 drágeas.

Laboratório

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A.

SAC: 0800 727 6160

publicidade