Albendazol

Bula do remédio genérico Albendazol. Classe terapêutica dos Anti-helmínticos e Antiparasitários. Princípios Ativos Albendazol.

Indicação

Para que serve?

Albendazol comprimido mastigável é indicado para verminoses e parasitoses, no tratamento de infecções causadas por Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermiculares, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia spp, Strongyloides stercoralis, Hymenolepis nana e Opisthorchis viverrini, em adultos e crianças com mais de 2 anos de idade. Além disso, Albendazol também é indicado no tratamento de infecções por giardia, giardíase, em crianças.

Farmacocinética

Como funciona?

Albendazol é um composto com ação anti-helmíntica e antiparasitária, sendo assim capaz de eliminar vermes e parasitas do corpo.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Albendazol está contraindicado para mulheres grávidas ou que pretendam engravidar, para crianças com menos de 2 anos de idade e para pacientes com alergia ao Albendazol, ao Mebendazol, ao Tiabendazol ou a outros componentes da fórmula.

publicidade

Posologia

Como usar?

As doses recomendadas de Albendazol devem ser indicadas pelo médico, pois vão depender da idade do paciente, problema a tratar e responta individual de cada paciente ao tratamento.

Geralmente, as doses recomendadas de Albendazol para adultos e crianças com mais de 2 anos, são de 400 mg, 1 comprimido de Albendazol 400 mg, administrados em dose única ou diariamente em tratamentos que podem variar de 3 a 5 dias.

Os comprimidos mastigáveis de Albendazol devem ser mastigados, e em caso de administração em crianças, os comprimidos podem ser triturados ou mastigados juntamente com um pouco de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Albendazol podem incluir dor no estômago ou abdominal, dor de cabeça, tontura, enjoo, vômito ou diarréia.

Além disso, Albendazol pode também causar reações alérgicas durante ou após o tratamento, com sintomas como dificuldade em respirar, inchaço dos lábios, face, boca ou garganta, brotoejas, coceira e espirros. Caso sinta algum destes sintomas, deve consultar o médico logo que possível.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Albendazol, deverá falar com o seu médico se estiver amamentando ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Geralmente, é recomendado que o tratamento com Albendazol seja iniciado no período de sete dias após o início da menstruação.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Albendazol, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Albendazol 400 mg por cada comprimido mastigável contém:

Albendazol __________________________________ 400 mg

Excipientes ___________________ 1 comprimido mastigável

(Excipientes: lactose, amido, povidona, laurilsulfato de sódio, amidoglicolato de sódio, polissorbato 80, celulose
microcristalina, sacarina sódica, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, propilenoglicol, corante laca amarelo (FD&C n°6), essências de baunilha, laranja e maracujá e dióxido de silício).

Albendazol 200 mg por cada comprimido mastigável contém:

Albendazol __________________________________ 200 mg

Excipientes ___________________ 1 comprimido mastigável

(Excipientes: manitol, amido, álcool etílico, polividona, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio).

Interações Medicamentosas

Albendazol não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como praziquantel, cimetidina ou dexametazona.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Albendazol deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, caso se encontre muito próximo da dose do horário seguinte, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte, pois as doses de Albendazol nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Albendazol aborta?

Não se sabe ao certo se o Albendazol faz abortar, no entanto está contraindicado em mulheres que possam estar grávidas ou pensem em engravidar​.

Laboratório

Neo Química

Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.: - SAC: 0800 97 99 900

Outros medicamentos anti-helmínticos para eliminar vermes podem ser Mebendazol, Neovermin ou Ivermectina.

Dizeres Legais:

Registro M.S.:1.5584.0095
Farm. Resp.: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho

publicidade
< Alben < Albendazol > Albicon >