Advocate

Bula de Advocate

Bula do remédio Advocate. Princípios Ativos Endectocida.

publicidade

Indicação

Para quê serve Advocate?

Advocate é indicado para a prevenção e tratamento das infestações por pulgas (Ctenocephalides spp.), piolhos (Linognathus setosus e Trichodectes canis), ácaros das sarnas otodécica, sarcóptica e demodécica (Otodectes cynotis, Sarcoptes scabiei e Demodex canis) e os vermes intestinais Ancylostoma caninum, Toxocara canis e Uncinaria stenocephala, incluindo suas larvas de quarto estágio (L4) e adultos imaturos; bem como Toxascaris leonina e Trichuris vulpis em cães.

Advocate previne a infestação causada pelo verme cardíaco Dirofilaria immitis quando administrado uma vez por mês.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Deve-se evitar o contato do produto com os olhos e a boca do animal. Não utilize em conjunto com outros medicamentos que contenham lactonas macrocíclicas.

Posologia

Como usar Advocate?

Verifique o peso do seu cão. Certifique-se abaixo que ele está na faixa de peso adequada para esta apresentação:
cães até 4 kg - 0,4 mL
cães entre 4 kg e 10 kg - 1,0 mL
cães entre 10 e 25 kg - 2,5 mL
cães entre 25 e 40 kg - 4,0 mL
Retire uma bisnaga plástica do sachê aluminizado. Segure-a na posição vertical e retire a tampa. Recoloque a tampa no sentido inverso ao anterior e gire-a, quebrando o lacre. Retire a tampa e aplique todo o conteúdo de uma única bisnaga diretamente sobre a pele seca do animal, na região da nuca ou da cernelha. Os pêlos devem ser afastados até que a pele esteja visível para facilitar a aplicação.

Para cães acima de 25 kg, proceder como descrito acima (passos 1 a 4) e aplicar o conteúdo de uma única bisnaga de 4,0 mL em 4 pontos ao longo da linha do dorso do animal.

Para cães acima de 40 kg, usar uma combinação
adequada de bisnagas, complementando o tratamento obedecendo à proporção de 1 mL de Advocate para cada 10 kg de peso corporal.

Tratamento e controle de pulgas:
O produto elimina as pulgas adultas presentes sobre os cães, logo no primeiro dia de tratamento e continua eliminando novas pulgas reinfestantes por pelo menos 4 semanas. Estas novas pulgas, emergentes do ambiente onde vive o cão, ou adquiridas em passeios, morrem após um curto período de contato com a pele do cão tratado, antes que possam pôr ovos, quebrando o ciclo do parasita. Larvas de pulgas presentes na cama e nas áreas freqüentadas pelos animais tratados com Advocate são eliminadas quando expostas ao contato com o produto presente na descamação natural da pele e nos pêlos do animal. Este efeito, somado à ação adulticida do Advocate, auxilia na rápida desinfestação do ambiente. Estratégias efetivas para o controle de pulgas devem levar em conta as pulgas adultas vivendo em seu hospedeiro e o potencial de reinfestação causado pelas novas gerações de pulgas que se desenvolvem no ambiente freqüentado pelo animal. Advocate pode ser usado como parte do tratamento estratégico contra a dermatite alérgica à picada de pulgas. A pulga presente sobre o cão não tem oportunidade de picar o animal, pois absorve o Advocate através das membranas intersegmentais, levando à contrações musculares tetânicas e morte em apenas alguns minutos de contato com a pele tratada.

Tratamento e controle de piolhos:
O produto elimina ninfas e piolhos adultos presentes sobre o animal, mantendo concentrações de Imidacloprida eficazes contra os parasitos por um tempo superior ao seu período pré-patente, afetando a geração seguinte de modo consistente. Deve-se levar em conta o potencial de reinfestação causado pelos parasitos carreados por contactantes e aqueles presentes no ambiente freqüentado pelo hospedeiro. O tratamento com intervalos mensais é recomendado para obter-se o controle e prevenção ideais de pulgas e piolhos.

Tratamento e controle das sarnas demodécica, sarcóptica e otodécica:
Para o tratamento do Demodex canis administre de 2 a 4 tratamentos, com intervalos de 4 semanas. Como a sarna demodécica é uma doença multifatorial, é recomendado o tratamento de qualquer doença concomitante apropriadamente.

Para o tratamento do Sarcoptes scabiei var. canis aplique dois tratamentos, com intervalo de 4 semanas.Quando da prescrição de xampus queratolíticos, para o tratamento da sarna sarcóptica, banhe o animal antes do tratamento, aplicando Advocate uma vez que pêlo e pele estejam secos.

Para o tratamento do Otodectes cynotis deve-se aplicar um único tratamento no dorso do animal. Após 4 semanas é recomendado avaliação de um médico veterinário para determinar necessidade de reaplicação. Antes do tratamento com Advocate, indica-se aplicação de ceruminolítico para promover a limpeza do conduto auditivo.

A infestação por estes ácaros se dá principalmente pelo contato direto entre os animais. Entretanto, embora limitada, deve-se considerar a possibilidade de reinfestação por parasitos eventualmente presentes no ambiente. O tratamento mensal dos cães previne infestações patentes causadas por estas espécies de ácaros.

Tratamento e controle de nematódeos gastrintestinais:
Advocate é efetivo contra os vermes nematódeos Toxocara canis, Ancylostoma caninum e Uncinaria stenocephala, incluindo suas formas adultas, imaturas e estágios larvais (L4). Também é efetivo contra formas adultas de Toxascaris leonina e Trichuris vulpis. O tratamento mensal dos cães previne infecções patentes causadas por estas espécies de nematódeos. Junto com o tratamento, deve ser feita uma limpeza rigorosa do ambiente, com produtos à base de cloro ativo, efetivo contra larvas e ovos destes vermes. A remoção imediata das fezes do cão limita a contaminação do ambiente por vermes. Os nematódeos gastrintestinais que parasitam os cães representam também um sério risco para humanos.

Prevenção da dirofilariose canina:
A dirofilariose é uma doença parasitária prevalente em diferentes áreas geográficas e transmitida aos cães pela picada de diversas espécies de mosquitos. Para prevenção da infecção por Dirofilaria immitis, aplicar Advocate mensalmente. Alternativamente, o tratamento pode ser iniciado um mês antes da primeira provável exposição aos mosquitos transmissores e deve continuar em intervalos mensais até um mês após a última exposição aos insetos. Para estabelecer uma rotina, recomenda-se que o produto seja administrado sempre no mesmo dia de cada mês. Estratégias efeinterrompe tivas para o controle da dirofilariose canina devem levar em conta o controle da população de mosquitos adultos e dos criatórios preferidos pelos insetos. Cães infectados com vermes cardíacos adultos toleraram até 5 vezes a dose recomendada sem efeitos adversos. Advocate não possui efeito terapêutico contra vermes adultos, recomendando- se pesquisar sua presença para ministrar terapia específica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

O uso do produto pode causar um prurido transitório. Em raras ocasiões, pode ocorrer eritema, vômitos e pêlo engordurado no local da aplicação.

Estes sintomas normalmente desaparecem sem tratamento. O produto é desabor amargo e ocasionalmente pode ocorrer salivação se os cães lamberem o local da aplicação imediatamente após a aplicação. Este não é um sinal de intoxicação e normalmente desaparece após alguns minutos. Em casos isolados, sinais neurológicos transitórios podem ser observados caso o animal lamba o local da aplicação após o tratamento.

Dentro da dose recomendada não são esperadas alterações da pele dos animais; porém, cães com histórico de hipersensibilidade podem apresentar reações alérgicas cutâneas. Nos casos de irritação, desconforto ou sensibilidade, banhe o animal demoradamente, com água morna e sabão neutro em abundância, pelo menos três vezes seguidas, para remoção do produto. Procure o médico veterinário no caso da persistência dos sintomas. Não existe antídoto específico. Aplique tratamento sintomático.

Estudos toxicológicos comprovaram a segurança do tratamento para cães da raça collie sensíveis à Ivermectina.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

As pulgas são hospedeiras intermediárias do cestódeo Dipylidium caninum, e na presença deste parasito, recomenda-se tratar o cão com Praziquantel, princípio ativo específico contra vermes chatos. Advocate permanece ativo se o animal ocasionalmente molhar-se (como nadar ou tomar chuva) entre os tratamentos mensais. A exposição dos cães à água logo após o tratamento pode reduzir a eficácia do produto.

Recomenda-se primeiro banhar o animal, aplicando o produto em seguida, uma vez que o pêlo e a pele estejam totalmente secos. O uso intensivo de xampus e sabonetes pode reduzir a duração da proteção contra pulgas e piolhos. Nestes casos, recomenda-se a reaplicação do produto. O intervalo mínimo para reaplicações, caso necessário, é de duas semanas. O uso profilático deste produto fica a critério do Médico Veterinário. O produto pode ser usado seguramente em fêmeas em qualquer fase da gestação ou da lactação, em cães jovens (a partir de sete semanas de idade) e idosos. O tratamento de animais fracos e debilitados deve ser criteriosamente avaliado pelo Médico Veterinário. Ao tratar animais criados em grupo, recomenda-se separálos, não permitindo que lambam o produto aplicado sobre a pele dos companheiros.

Não guarde ou aplique junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e domésticos. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Mantenha o produto afastado do fogo e do calor excessivo. Use luvas protetoras para aplicar o produto.

Evite o contato do produto com a pele, olhos e boca. Descarte a embalagem de forma segura, evitando contaminar o meio ambiente. A Moxidectina é tóxica para organismos aquáticos. O solvente de Advocate pode interagir com certos materiais, incluindo plásticos, couro, tecidos e superfícies com acabamento. Por esta razão, recomenda- se deixar o animal sem coleira e roupinha até que o local da aplicação esteja seco, mantendo-o igualmente afastado de móveis e tecidos delicados.

Após a aplicação do produto, remova as luvas e lave bem as mãos. No caso de contato com a pele, lave o local imediatamente com água e sabão em abundância.

Em casos muito raros, pessoas sensíveis podem manifestar reações cutâneas individuais (alergia, irritação, formigamento) após a manipulação do produto. No caso de contato direto com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente. No caso da persistência dos sintomas cutâneos e oculares, ou no caso da ingestão acidental, procure o serviço médico de emergência, levando consigo a embalagem do produto. Não aplique diretamente no conduto auditivo dos cães.

LEVE SEU CÃO REGULARMENTE AO VETERINÁRIO.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Não consta.

Composição

Cada 1 mL contém: Imidacloprida 100 mg; Moxidectina 25 mg
Veículo q.s.p. 1 mL

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conserve em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos. Mantenha o produto na embalagem original.

Apresentação

Cartuchos com 1 bisnaga plástica de 0,4 mL, 1 mL, 2,5 mL ou 4 mL, embalado em sachê aluminizado.

Uso Veterinário
Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário.

Interações Medicamentosas

Não consta.

Informações Legais

Licenciado no Ministério da Agricultura sob o nº 8.804 em 18/02/2004.

Responsável técnico: Mario Eduardo Pulga
CRMV-SP 2715
Produto Importado

Laboratório

Fabricante e proprietário da fórmula:
KVP Pharma und Veterinär Produkte Gmbh Kiel – Alemanha
Responsável técnico: Antje Hiehle
Representante exclusivo no Brasil, importador e distribuidor:
Bayer S.A.

Rua Domingos Jorge, 1000 São Paulo - SP
CNPJ 14.372.981/0001-02

publicidade