Adinos

publicidade

Bula do remédio Adinos. Classe terapêutica dos Antiinflamatório e antipruriginoso. Princípios Ativos Desonida.

Indicação

Para que serve Adinos?

ADINOS gel creme é indicado para as dermatoses de origem infla-matória, dentre elas dermatite atópica, doenças inflamatórias e prurigi-nosas de pele e dermatite seborréica de face leve a moderada.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Não foi estabelecida segurança e eficácia em crianças menores de 3 meses de idade. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Este medicamento não deve ser administrado a pacientes com alergia conhecida aos componentes da fórmula, em lesões tuberculosas, sifilíticas e virais (como herpes, vacínia ou varicela). Não deve ser utilizado nos olhos ou nas áreas próximas a eles.

Posologia

Como usar Adinos?

ADINOS gel creme destina-se exclusivamente para uso externo. ADINOS gel creme apresenta cor branca e aspecto homogêneo. Aplicar uma fina camada do produto sobre a área afetada conforme orientado pelo seu médico. Caso seja necessário, cobrir a área afetada após a aplicação do produto. Informe-se com o seu médico como fazer e qual tempo será necessário manter a área coberta.

Adultos:uma a três vezes ao dia; Crianças:uma vez ao dia.

Nota: se a lesão for superficial e de pouca extensão, a aplicação através
de fricção é suficiente para debelar o quadro. No caso da dermatose exigir o uso de curativo oclusivo, recomenda-se cobrir a área afetada com plástico ou celofane após a aplicação do medicamento, deixando em contato pelo tempo estabelecido pelo médico. Siga a orientação de seu médico, respeita

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações indesejáveis dos corticosteróides tópicos estão diretamente relacionadas com a potência do corticosteróide, concentração, o volume aplicado, o modo de aplicação (oclusivo ou não) e o tempo do tratamento. Os efeitos adversos frequentemente encontrados são: Dilatação das paredes dos vasos sanguíneos nas áreas de apli-cação, tornando-os mais visíveis e a pele rosada (telangiectasia) e mais fina, agravamento das espinhas (acne), ressecamento da pele, dermatite de contato, prurido e aumento da susceptibilidade às infecções secundárias por fungos. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: prurido, vermelhidão ou qualquer irritação local não exis-tente anteriormente à utilização deste medicamento.

"ATENÇÃO: ESTE É UM MEDICAMENTO NOVO E, EMBORA AS PESQUISAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA ACEITÁVEIS PARA COMERCIALIZAÇÃO, EFEITOS INDESEJÁVEIS E NÃO CONHECIDOS PODEM OCORRER. NESTE CASO, INFORME SEU MÉDICO"

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Gravidez e lactação
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do trata-mento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Apesar de não haver evidência de efeitos colaterais sobre a gravidez, a segurança do uso de ADINOS gel creme neste período ou durante a amamentação ainda não foi estabelecida de modo definiti-vo. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O medicamento não deverá ser utilizado em outras doenças que não aquela para a qual o médico prescreveu.

Cuidados de administração
Antes e após a aplicação deste medicamento, lave as mãos cuidadosamente. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não use este medica-mento em maior quantidade ou por maior tempo que o determinado pelo médico. Não deixe entrar em contato com os olhos, nem utilize o medicamento nas áreas próximas aos mesmos. Se acidentalmente o medicamento entrar em contato com os olhos, lave-os com bas-tante água. A área da pele em tratamento não deve ser envolta em
bandagens ou qualquer outra cobertura oclusiva, a menos que seja
indicado pelo médico. Se o médico indicar o uso de curativo oclusi-vo, tenha certeza de que sabe como aplicá-lo. O uso do medicamento por um tempo superior a 2 semanas pode ser con-siderado como uso prolongado, aumentando o risco de supressão do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal (HHA), manifestações de Síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria. O risco aumenta com o aumento do tempo de uso e/ou tamanho da área de aplicação.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A
interrupção do tratamento deve ser gradativa, à medida que os sintomas forem desaparecendo. Siga a orientação do seu médico.

Precauções
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE
DAS CRIANÇAS

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não existe um antídoto específico disponível para a intoxicação tópica crônica. O tratamento é sintomático, de suporte e consiste na descontinuação da terapia com corticosteróide tópico. Retirada gradual do medica-mento pode ser necessária.

Composição

Cada grama de desonida gel creme contém 0.5 mg de desonida.
Excipientes:lactose, proteína do leite, acriloildimetiltaurato de amônio,
ésteres de sorbitol e mono-di-triglicerídeos derivados de óleo de colza,
triéster fosfórico de álcool laurílico etoxilado, petrolato líquido, palmitato
de isoproprila, metilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, propil-parabeno, isobutilparabeno, fenoxietanol, edetato dissódico diidratado, acetato de racealfatocoferol, propilenoglicol, água purificada, ácido cítrico e hidróxido de sódio.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

O medicamento deve ser armazenado na embalagem original até sua total utilização. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz.

Apresentação

Gel creme. Embalagens com bisnagas de 15 g e 30 g.

USO TÓPICO - NÃO INGERIR
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Interações Medicamentosas

Não foram relatadas interações clinicamente relevantes. Outros corticosteróides e/ou qualquer outro medicamento não deve ser usado sem prévia recomendação do seu médico.

Interações com alimentos
Não foram relatadas interações clinicamente relevantes.

Informações Legais

MS - 1.0573.0378
Farm. Resp.: Dr. Wilson R. Farias - CRF-SP nº 9555
SAC: 0800 701 6900

Laboratório

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.

CNPJ 60.659.463/0001-91
Via Dutra, Km 222,2 - Guarulhos - São Paulo
Indústria Brasileira

publicidade