Adeforte

Bula de Adeforte

Bula do remédio Adeforte. Classe terapêutica dos Vitaminas. Princípios Ativos Vitamina A, Vitamina D3 (Colecalciferol), Acetato de Tocoferol, Calciferol e Palmitato de Retinol.

publicidade

Indicação

Para quê serve Adeforte?

Prevenção e tratamento dos estados de carência das vitaminas A e D em crianças e adultos. Período de lactação; crescimento retardado; raquitismo; espasmofilia; osteomalácia; queratinização cutânea e mucosa; hemeralopia; queratomalácia; xeroftalmia.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula; síndrome de má absorção; hipervitaminoses A e D; hipercalcemia; hipercalciúria; litíse cálcica.

Posologia

Como usar Adeforte?

ADEFORTE Gotas: Lactentes: 1 a 2 gotas ao dia. Crianças maiores: 2 a 3 gotas ao dia. Administrar na mamadeira ou colher, diluindo em água. Adultos: 10 gotas, 3 vezes ao dia.
ADEFORTE Oral: Destacar a haste de ampola, cuidadosamente, verter o conteúdo numa colher e administrar ao paciente em jejum ou, no mínimo, l hora antes de qualquer refeição. Uma ampola a cada 7 dias ou 1 ampola por mês.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

As reações adversas, caso ocorram, podem ser manifestações de uma hipersensibilidade ou de uma superdosagem vitamínica (ver superdosagem) e, em tais casos, o tratamento deve ser imediatamente interrompido.
Na vigência da hipervitaminose A podem ocorrer: descamação cutânea, alteração intelectual, descalcificação, fraturas patológicas fechamento epifiseal precoce, alopecia, elevação da pressão intracraniana, que no recém-nascido manifesta-se pelo abaulamento típico da fontanela anterior e, no adulto, sob a forma de pseudotumor cerebral.
A hipervitaminose D pode provocar adinamia, fadiga, polidipsia, poliúria, nictúria (pseudodiabetes), deposição de cálcio nos tecidos, nefrolitíase e elevação do nível do colesterol plasmático.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Os primeiros sinais da intoxicação provocada pelo excesso de vitamina a incluem: prurido, descamação da pele, alteração do crescimento do cabelo, fissura nos lábios, dor osteoarticular, cefaléia, diplopia, anorexia, fadiga, irritabilidade, crises convulsivas, vômitos incoercíveis e hemorragias.

Composição

ADEFORTE Gotas: Cada ml (20 gotas) contém: Palmitato de retinol (vitamina A), 50.000 UI; Colecalciferol (vitamina D3) 5.000 UI; Acetato de tocoferol (vitamina E), 30 mg. ADEFORTE Oral: Cada ampola de 3 ml contém: Palmitato de retinol (vitamina A) 100.000 UI; Colecalciferol (vitamina D3) 50.000 UI; Acetato de tocoferol (vitamina E), 30 mg.

Apresentação

ADEFORTE Gotas: Solução oral: Frasco com 15 ml.

ADEFORTE Oral: Solução oleosa oral: Ampola com 3 ml.

Interações Medicamentosas

Pacientes que recebem medicamentos anticonvulsivantes (fenitoína, fenobarbital) por período prolongado apresentam elevada incidência de raquitismo e osteomalácia. Grandes quantidades de hidróxido de alumínio podem precipitar os ácidos biliares no intestino delgado superior, diminuindo assim a absorção das vitaminas lipossolúveis, especialmente do retinol.
Antiácidos que contenham magnésio podem dar lugar à hipermagnesemia, especialmente em pacientes com insuficiência renal crônica. O uso simultâneo de colestiramina, colestipol, óleo mineral ou sucralfato pode interferir na absorção do retinol. O uso concomitante de vitamina A e etretinato deve ser evitado devido ao risco de surgimento de hipervitaminose A.
O uso simultâneo de retinol e isotretinoína pode dar lugar a efeitos tóxicos aditivos. A vitamina D pode antagonizar o efeito da calcitonina no tratamento da hipercalcemia.
Preparações que contenham cálcio em doses elevadas ou diuréticos tiazídicos em uso simultâneo com vitamina D aumentam o risco de hipercalcemia, e as que contêm fósforo, também em doses elevadas, aumentam o potencial de risco de hiperfosfatemia, o uso concomitante de vitamina E e suplementos de ferro altera a resposta hematológica em pacientas com anemias ferroprivas.

Laboratório

Lab. Gross S.A.

publicidade