Adalat

Bula do remédio Adalat. Classe terapêutica dos Antihipertensivos, Bloqueadores de Cálcio e Vasodilatadores. Princípios Ativos Nifedipina.

Indicação

Para que serve?

Adalat cápsulas

Adalat é indicado para o tratamento da pressão alta, da crise aguda de pressão alta e da doença coronária.

Adalat retard

Adalat retard é indicado para o tratamento da pressão alta e da doença coronária.

Adalat oros

​Adalat oros é indicado para o tratamento da pressão alta e da doença coronária.

Uso Adulto - Uso Oral

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Adalat cápsulas, Adalat retard ou de Adalat oros é contraindicada em: Pacientes com alergia ao Nifedipino ou a qualquer dos outros componentes da fórmula, caso de choque de origem cardíaca, pacientes que estejam a tomar antibióticos como a Rifampicina, mulheres grávidas até à 20º semana de gravidez e em mulheres amamentando, crianças e adolescentes.

Posologia

Como usar?

Adalat cápsulas: A dose recomendada de Adalat cápsulas para o tratamento da pressão alta e da doença coronária, é de 1 cápsula, 3 vezes ao dia. Para o tratamento da crise aguda, a dose recomendada é de 1 cápsula por dia. As cápsulas devem ser engolidas inteiras, sem partir ou mastigar, com um copo de água

Adalat retard: A dose recomendada de Adalat retard para adultos é de 2 comprimidos por dia, de 12 em 12 horas. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água.

Adalat oros: A dose recomendada de Adalat oros é de 1 comprimido por dia. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Adalat cápsulas, Adalat retard ou de Adalat oros podem incluir: dor de cabeça, inchaço, dilatação dos vasos sanguíneos, prisão de ventre e mal-estar geral.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Adalat cápsulas e Adalat retard

Antes de iniciar o tratamento com Adalat, deverá falar com o seu médico se: sofre de pressão muito baixa ou de mau funcionamento do coração, tiver hipertensão essencial ou angina do peito estável, tiver doença no fígado ou se estiver grávida e se Adalat for administrado juntamente com sulfato de magnésio por via endovenosa.

Durante o tratamento com Adalat deve ter especial cuidado a dirigir veículos e trabalhar com máquinas e deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Durante o tratamento com Adalat deve evitar beber suco de toranja.

Adalat oros

Antes de iniciar o tratamento com Adalat, deverá falar com o seu médico se: sofre de pressão muito baixa ou de mau funcionamento do coração, sofre de prisão de ventre grave, estiver a usar bolsa para a coleta de fezes, tiver doença no fígado ou se necessitar de faze algum exame de raio-X com contraste de bário.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Adalat, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Adalat​ são: perturbações da consciência, podendo entrar em coma, queda da pressão, alteração dos batimentos do coração, aumento do açúcar no sangue, desequilíbrio metabólico, falta de oxigênio no organismo, choque causado pelo mau funcionamento do coração ou acúmulo de líquido nos pulmões.

Composição

Adalat cápsulas

Cada cápsula de Adalat contém 10 mg de Nifedipino.

(Excipientes: glicerol, sacarina, óleo de menta, macrogol, gelatina, dióxido de titânio, água e amarelo alaranjado).

Adalat retard

Cada comprimido de Adalat retard 10 ou Adalat retard 20 contém:

Nifedipino ____________________________ 10 mg ou 20 mg

(Excipientes: hipromelose, lactose, macrogol, estearato de magnésio, amido, celulose microcristalina,polissorbato 80, óxido de ferro vermelho e dióxido de titânio).

Adalat oros

Cada comprimido de Adalat oros 20, Adalat oros 30 ou Adalat oros 60 contém:

Nifedipino _____________________ 20 mg, 30 mg ou 60 mg

(Excipientes: hipromelose, estearato de magnésio, óxido de polietileno, cloreto de sódio, óxido de ferro vermelho, acetato de celulose, macrogol, hiprolose, propilenoglicol e dióxido de titânio).

Farmacocinética

Como funciona?

Adalat cápsulas, Adalat retard e Adalat oros, têm na sua composição a substância ativa o Nifedipino.

O Nifedipino pertence a um grupo de substâncias conhecidas como antagonistas do cálcio, e é responsável por dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo a resistência à passagem do sangue, o que proporciona uma diminuição da pressão. O tratamento da pressão alta diminui o risco de ocorrerem complicações no coração, no cérebro e nos vasos sanguíneos.

O Nifedipino tem também propriedades que ajudam a tratar a dor no peito, também conhecida como angina do peito da doença coronária, uma vez que esta substância ativa permite que chegue mais sangue ao coração.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Adalat cápsulas, Adalat retard ou de Adalat oros, deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Adalat cápsulas, Adalat retard ou de Adalat oros nunca devem ser administradas a dobrar, e entre doses deve haver um intervalo de pelo menos 2 horas.

Interações Medicamentosas

Adalat cápsulas, Adalat retard e Adalat oros não devem ser administrados juntamente com alguns medicamentos sem orientação médica, como: diuréticos, Beta-bloqueadores, inibidores da ECA, Antagonistas do Receptor AT-1, outros antagonistas de Cálcio, Bloqueadores Alfa Adrenérgicos, Inibidores da PDE5 e Alfa Metildopa, Betabloqueadores, Digoxina, Quinidina, Tacrolimo, Rifampicina, Fenitoína, Carbamazepina, Fenobarbital, Antibióticos Macrolídeos, como a Eritromicina, Inibidores da Protease anti-HIV ou Antivirais usados para o tratamento de AIDS como o Ritonavir, Antifúngicos Azólicos como o Cetoconazol, Antidepressivos como Fluoxetina e Nefazodona, Quinupristina ou Dalfopristina, Ácido Valpróico, Cimetidina e Cisaprida.

Como usar Adalat sublingual?

O Adalat cápsulas de 5 mg ou 10 mg pode ser utilizado sob a forma de Adalat sublingual, no entanto, este modo de uso só deve ser feito em meio hospitalar sob indicação médica, pois pode provocar efeitos colaterais graves como desmaios ou perda de consciência, por exemplo.

Laboratório

Bayer S.A.

- SAC 0800 7021241

Dizeres Legais:

Adalat cápsulas: MS: 1.7056.0052 | Farm. Resp. Dirce Eiko Mimura

Adalat retard: MS: 1.7056.0052 | Farm. Resp. Dirce Eiko Mimura

Adalat oros: MS: 1.7056.0052 | Farm. Resp. Dirce Eiko Mimura

publicidade
< Ad-til < Adalat > Adapettes >